Osteotomia de summers utilizando da membrana de fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) associada ao enxerto heterógeno (BIO-OSS)

  • Alves BES, Gusman DJR, Matheus HR, Oliveira FLP, Araujo NJ, Fiorin LG, Milanezi JA

Resumo

As técnicas para levantamento de seio maxilar, seja lateral (osteotomia de Caldwell-Luc) ou axial (osteotomia de Summers), possuem resultados similares. Entretanto não existe uma definição quanto ao material ou associação de biomateriais para preenchimento após elevação do seio. A membrana de fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) é um concentrado plaquetário de segunda geração com a propriedade de liberação constante de fatores de crescimento e características biológicas que poderiam melhorar/facilitar o processo de ossointegração. Assim, o objetivo deste trabalho será apresentar um caso clínico de levantamento de seio pela osteotomia de Summers, com membrana de fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) associada ao enxerto heterógeno (Bio-Oss). Paciente do gênero feminino, leucoderma, idade 43 anos, compareceu a clínica de Pós-graduação em periodontia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP com queixa principal de fratura no dente 24. Na avaliação clínica e radiográfica notou-se a fratura no sentido longitudinal sem possibilidades de manutenção do dente. Baseado nos dados obtidos, o tratamento realizado foi a exodontia, instalação de implante imediato com levantamento de seio axial associado a membrana de L-PRF e Bio-Oss. Após 6 meses o exame radiográfico demonstrou preenchimento do tecido ósseo e estabilidade do tecido mole ao redor do implante. Diante do caso clínico apresentado, pode-se concluir que além das propriedades biológicas a membrana de L-PRF pode promover a proteção da membrana do seio durante a inserção do Bio-Oss.

Descritores: Seio Maxilar; Osteotomia; Implantação Dentária.

Referências

  1. Diss A, Dohan DM, Mouhyi J, Mahler P. Osteotome sinus floor elevation using choukroun’s platelet-rich fibrin as grafting material: a 1-year prospective pilot study with microthreaded implants. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. 2008; 105(5):572–79.
  2. Castro, Ana B, Nastaran Meschi, Andy Temmerman, Nelson Pinto, Paul Lambrechts, Wim Teughels, and Marc Quirynen. Regenerative potential of leucocyte- and platelet-rich fibrin. Part B: sinus floor elevation, alveolar ridge preservation and implant therapy. a systematic review. J Clin Periodontol. 2017; 44(2):225-34.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-10-11
Como Citar
Oliveira FLP, Araujo NJ, Fiorin LG, Milanezi JA, A. B. G. D. M. H. (2018). Osteotomia de summers utilizando da membrana de fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) associada ao enxerto heterógeno (BIO-OSS). ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3345