Possibilidades de reabilitação oral com próteses sobre implantes em indivíduos com fissura labiopalatinas

  • Sinhorini TCS, Lima FHT, Pinto JHN, Azevedo RMG, Lopes JFS, Santiago Junior JF, Pegoraro TA

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar as principais possibilidades de reabilitação oral com próteses sobre implantes em indivíduos com fissuras labiopalatinas, os quais apresentam formato, tamanho e localização do palato diferente do convencional, o que dificulta na retenção e estabilidade da prótese, visando função e estética em áreas de limitação óssea e discrepâncias maxilo-mandibulares. Por meio da descrição clínica de casos clássicos tentaremos demonstrar as principais possibilidades que o protesista dispõe para reabilitar os indivíduos com fissuras labiopalatinas. Considera-se “casos clássicos”, por exemplo, a ausência do incisivo lateral em fissura transforame unilateral, perda total dos dentes superiores (aspecto que ainda ocorre na população brasileira), perda total dos dentes superiores agravado pela falta de osso suficiente (necessitando de ancoragem em zigomático) e um caso em que a prótese sobre implantes obtura o palato e promove a função da faringe. As resoluções clínicas apresentadas demonstraram a importante contribuição que os implantes osseointegrados podem oferecer no desafio da reabilitação em indivíduos com fissuras labiopalatinas, apesar de limitações existentes. Conclui-se que os implantes osseointegrados, quando bem indicados e sob um planejamento protético bem elaborado, podem contribuir enormemente para reabilitação oral de indivíduos com fissura labiopalatina, os quais sempre foram um grande desafio para a reabilitação oral, social e emocional desses pacientes.

Descritores: Implantes Dentários; Fissura Palatina; Osso.

Referências

  1. Pinto JHN, Lopes JFSL. Reabilitação oral em prótese dentária. In: Trindade IEK, Silva Filho OG. (Coord.). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos; 2007. p.261-74.
  2. Rezende MLR. Implantes osseointegrados. In: Trindade IEK, Silva Filho OG. (Coord.). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos; 2007.p.275-309.
  3. Lopes JFS et al. Reabilitação oral dos pacientes com fissuras labiopalatinas utilizando implante em osso zigomático. In: Nary Filho H, Padovan LEM (Org.). Fixação zigomática: uma alternativa para reabilitação em maxilas atróficas. São Paulo: Editora Santos; 2008. p.197-202.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-10-11
Como Citar
Azevedo RMG, Lopes JFS, Santiago Junior JF, Pegoraro TA, S. T. L. F. P. J. (2018). Possibilidades de reabilitação oral com próteses sobre implantes em indivíduos com fissura labiopalatinas. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3349