Síntese e caracterização de nanofibras de polietilmetracrilato/nistatina produzidas por eletrofiação

  • Gonçalves NI, Santos JD, Quishida CCC, Oliveira LDO, Oliveira FE, Borges ALS

Resumo

Buscou-se sintetizar e caracterizar mantas não tecidas de nanofibras de polietilmetacrilato (PEMA) com adição do antifúngico nistatina. Foi preparada a solução de PEMA diluído em dimetilformamida e 1,1,2,2-tetracloroetano e, em seguida, adicionada a nistatina, resultando uma concentração de 10 mg/ml. Então, realizou-se a síntese das nanofibras pela técnica da eletrofiação. As amostras foram obtidas variando a tensão e a distância da ponta da agulha ao anteparo. A caracterização morfológica foi obtida por imagens de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e o diâmetro das nanofibras mensurado por meio do software Image J. As caracterizações físico-químicas foram obtidas pelas: análise da molhabilidade, a análise da diafratometria de raios-X (DRX) e a espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). A técnica aplicada resultou na síntese de nanofibras desalinhadas. A variação dos parâmetros afetou de forma direta na morfologia, sendo o menor diâmetro encontrado 0,867 µm. As fibras foram consideradas hidrofóbicas por meio da análise da molhabilidade. O DRX e o FTIR comprovaram a presença de PEMA e sugeriram a presença de nistatina. A diferença de potencial e a distância da ponta da agulha ao anteparo afetaram de forma direta na morfologia das fibras assim como a viscosidade da solução. A amostra com 15Kv e distância 10 cm foi considerada o melhor parâmetro, pois resultou em nanofibras uniformes, sem defeitos onde o menor diâmetro foi encontrado.

Descritores: Materiais Biocompatíveis; Microscopia; Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier.

Referências

  1. Wilson J. The aetiology, diagnosis and management of denture stomatitis. Br Dent J.1998; 185(8): 380-84.
  2. Chow CK, Matear DW, Lawrence HP. Efficacy of antifungal agents in tissue conditioners in treating candidiasis. Gerodontology. 1999; 16(2):110-18.
  3. Salim N, Moore C, Silikas N, et al. Candidacidal effect of fluconazole and chlorhexidine released from acrylic polymer. J Antimicrob Chemother. 2013; 68(3): 587-92.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-10-11
Como Citar
Oliveira LDO, Oliveira FE, Borges ALS, G. N. S. J. Q. C. (2018). Síntese e caracterização de nanofibras de polietilmetracrilato/nistatina produzidas por eletrofiação. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3373