Técnica alternativa para aumento de volume gengival em região alveolar previamente a exodontia de raiz residual e instalação pós-exodôntica de implantes

  • Limírio JPJO, Verri FR, Gomes JML, Minatel L, Verri ACG, Lemos CAA, Cruz RS, Pellizzer EP

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico sobre a realização de uma técnica não-convencional relacionada a adequação gengival e instalação de implante na região posterior de maxila, dente condenado com canal tratado, mas sem infecção, afim de obter uma reabilitação funcional e estética. Paciente E.A.S.C., sexo feminino, 52 anos, compareceu à clínica de reabilitação oral com necessidade de exodontia de raiz residual (região dente 16), além de insatisfação quanto à função e estética. No exame clínico, foi observado que no caso de remoção da raiz residual necessitaria de um recobrimento do tecido exposto. O planejamento foi iniciado a partir da avaliação radiográfica e orientações de higienização à paciente, devido ao possível risco de infecção da área. O protocolo seguiu de pequenas escoreações da raiz no primeiro momento e após 30 dias para reavaliação do processo de reparação do tecido gengival sobre a raiz, resultando em ganho de volume gengival. Após 2 meses, realizou-se a exodontia da raiz residual e instalação imediata do implante cone morse. Após 4 meses, foi realizada uma reabertura com incisão lingual deslocando menos retalho, do que a técnica convencional, para vestibular promovendo volume gengival nesta região. Em seguida, realizada a moldagem de transferência com silicona de adição para confecção do provisório. O provisório foi instalado e ajustes oclusais realizados. Diante dos resultados obtidos com a instalação do provisório, observou-se que a técnica foi eficaz para ganho de volume gengival. Porém, o caso clínico encontra-se em fase de finalização.

Descritores: Implantes Dentários; Caso-Clínico; Prótese sobre Implante.

Referências

  1. Chrcanovic BR, Martins MD, Wennerberg A.Immediate placement of implants into infected sites: a systematic review.Clin Implant Dent Relat Res. 2015;17(Suppl 1):e1-e16.
  2. Slagter KW, den Hartog L, Bakker NA, Vissink A, Meijer HJ, Raghoebar GM.Immediate placement of dental implants in the esthetic zone: a systematic review and pooled analysis.J Periodontol. 2014; 85(7):e241-50.
  3. Clementini M, Tiravia L, De Risi V, Vittorini Orgeas G, Mannocci A, de Sanctis M. Dimensional changes after immediate implant placement with or without simultaneous regenerative procedures: a systematic review and meta-analysis. J Clin Periodontol. 2015; 42(7):666-77.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-10-11
Como Citar
Minatel L, Verri ACG, Lemos CAA, Cruz RS, Pellizzer EP, L. J. V. F. G. J. (2018). Técnica alternativa para aumento de volume gengival em região alveolar previamente a exodontia de raiz residual e instalação pós-exodôntica de implantes. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3378