Técnica alternativa para aumento de volume gengival em região alveolar previamente a exodontia de raiz residual e instalação pós-exodôntica de implantes

Authors

  • Limírio JPJO, Verri FR, Gomes JML, Minatel L, Verri ACG, Lemos CAA, Cruz RS, Pellizzer EP

Abstract

O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico sobre a realização de uma técnica não-convencional relacionada a adequação gengival e instalação de implante na região posterior de maxila, dente condenado com canal tratado, mas sem infecção, afim de obter uma reabilitação funcional e estética. Paciente E.A.S.C., sexo feminino, 52 anos, compareceu à clínica de reabilitação oral com necessidade de exodontia de raiz residual (região dente 16), além de insatisfação quanto à função e estética. No exame clínico, foi observado que no caso de remoção da raiz residual necessitaria de um recobrimento do tecido exposto. O planejamento foi iniciado a partir da avaliação radiográfica e orientações de higienização à paciente, devido ao possível risco de infecção da área. O protocolo seguiu de pequenas escoreações da raiz no primeiro momento e após 30 dias para reavaliação do processo de reparação do tecido gengival sobre a raiz, resultando em ganho de volume gengival. Após 2 meses, realizou-se a exodontia da raiz residual e instalação imediata do implante cone morse. Após 4 meses, foi realizada uma reabertura com incisão lingual deslocando menos retalho, do que a técnica convencional, para vestibular promovendo volume gengival nesta região. Em seguida, realizada a moldagem de transferência com silicona de adição para confecção do provisório. O provisório foi instalado e ajustes oclusais realizados. Diante dos resultados obtidos com a instalação do provisório, observou-se que a técnica foi eficaz para ganho de volume gengival. Porém, o caso clínico encontra-se em fase de finalização.

Descritores: Implantes Dentários; Caso-Clínico; Prótese sobre Implante.

Referências

  1. Chrcanovic BR, Martins MD, Wennerberg A.Immediate placement of implants into infected sites: a systematic review.Clin Implant Dent Relat Res. 2015;17(Suppl 1):e1-e16.
  2. Slagter KW, den Hartog L, Bakker NA, Vissink A, Meijer HJ, Raghoebar GM.Immediate placement of dental implants in the esthetic zone: a systematic review and pooled analysis.J Periodontol. 2014; 85(7):e241-50.
  3. Clementini M, Tiravia L, De Risi V, Vittorini Orgeas G, Mannocci A, de Sanctis M. Dimensional changes after immediate implant placement with or without simultaneous regenerative procedures: a systematic review and meta-analysis. J Clin Periodontol. 2015; 42(7):666-77.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-10-11

How to Cite

Minatel L, Verri ACG, Lemos CAA, Cruz RS, Pellizzer EP, L. J. V. F. G. J. (2018). Técnica alternativa para aumento de volume gengival em região alveolar previamente a exodontia de raiz residual e instalação pós-exodôntica de implantes. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Retrieved from https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3378