Atuação interdisciplinar/multidisciplinar na disfunção temporomandibular

Autores

  • Sarah Medeiros da Silva Roque, Mário César Furtado da Costa, Ana Cláudia Martins Brito Furtado da Costa,
  • Juliana Feitosa dos Santos, Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro

Resumo

Objetivo: Para que haja uma intervenção eficaz no tratamento da Disfunção Temporomandibular é necessário que os profissionais envolvidos atuem em  conjunto e tenham pleno conhecimento das funções estomatognáticas. Objetivou-se descrever as possibilidades de uma atuação multidisciplinar/interdisciplinar com o profissional da fonoaudiologia no tratamento eficaz na DTM. Metodologia: Uma Revisão de Literatura foi realizada através da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) utilizando o descritor “Transtornos da Articulação Temporomandibular” na base de dados LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Trata-se, portanto, de um estudo Transversal em que se fez um recorte dos trabalhos publicados entre 2012 a 2018. Resultados: Foram selecionados 250 escritos realizados por profissionais da área de saúde. Destes, 175 artigos foram considerados relevantes, com apenas 02 estudos que citam o fonoaudiólogo como o profissional indicado para o tratamento da Disfunção Temporomandibular. Nesse estudo foi possível observar que: as unidades do Sistema Estomatognático precisam estar integradas para que haja o desempenho adequado das funções; A DTM é uma doença decorrente de fatores diversos, sejam eles, físicos, psicossociais e/ou ambientais; Foi evidenciada que o principal sintoma é a dor orofacial, geralmente ampliada por alterações de ordem postural e/ou craniocervical; O estabelecimento de um diagnóstico no princípio das primeiras queixas é de difícil esclarecimento; o caráter multifatorial de como se expressa a DTM torna necessária à intervenção de diversos profissionais; na intervenção inicial é realizada a orientação de dieta leve, infiltração local, uso de medicação farmacológica, termoterapia e crioterapia local, placas oclusais, ortodontia e reabilitação; entre os tratamentos disponíveis têm-se: a termoterapia; tratamento ortodôntico; placa estabilizadora; acupuntura; aplicação de laser de baixa intensidade; ultrassom; toxina botulínica; eletromiografia; bandagem elástica. Especificamente, o fonoaudiólogo é habilitado para desenvolver o trabalho com termoterapia e crioterapia, massagens, manobras e exercícios oromiofuncionais. Conclusões: Sugere-se que pacientes e profissionais se conscientizem da importância do tratamento e da reabilitação em equipe interdisciplinar/multidisciplinar na DTM, bem como conheçam o papel do fonoaudiólogo para que a intervenção evolua de uma maneira satisfatória e eficiente.

Descritores: Articulação Temporomandibular; Dor Orofacial; Sistema Estomatognático; Transtornos da Articulação Temporomandibular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-25

Como Citar

Ana Cláudia Martins Brito Furtado da Costa, S. M. da S. R. M. C. F. da C., & Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro, J. F. dos S. (2018). Atuação interdisciplinar/multidisciplinar na disfunção temporomandibular. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3425