Relato de caso: correção de padrão classe II com placa dupla de Sander e finalização ortodôntica
Resumo
Dos problemas ântero-posteriores da face, a Classe II esquelética se enquadra em 44% da população brasileira, sendo a mandíbula responsável por 76% da discrepância entre as bases ósseas. Nos dias atuais não podemos negar a efetividade das terapias ortopédicas na correção de más posições basais. Assim, na procura da harmonização da face e consequentemente estabelecimento da oclusão ideal, as terapias ortopédicas devem ser prioridade em qualquer tratamento infantil, pré-adolescente e adolescente. O objetivo do presente trabalho é a correção do padrão Classe II do paciente J.G.S, 14a 11m, apresentando uma Classe II esquelética – mandibular, Classe I dentária, discrepância negativa transversal superior e apinhamento leve inferior, estando na fase de aceleração de crescimento puberal. A correção do padrão de Classe II mandibular foi obtida por meio do aparelho ortopédico Placa Dupla de Sander (propulsor mandibular), e as prioridades ortopédicas em questão foram solucionadas: correção transversal, vertical e ântero-posterior das arcadas. Após 11 meses de tratamento com a Placa Dupla de Sander, foi realizado a reavaliação cefalométrica e planejamento de acabamento com ortodontia fixa. A terapia ortodôntica teve seu término em 14 meses. Com a correlação entre as análises cefalométricas (inicial, VTO de 2 anos e final), evidenciamos o ganho substancial de Ramo e Corpo Mandibular. A melhora da relação ântero-posterior da face e das inclinações dos incisivos. Com estes dados concluímos que os objetivos ortopédicos/ortodônticos foram alcançados plenamente.Descritores: Ortodontia; Cefalometria; Placa Dupla de Sunder; Classe II; Ortopedia.
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Publicado
2018-11-01
Como Citar
Renato Bigliazzi, Jeferson Vinicius Bozelli, L. C. G. de P. K. F. J., & Derly Tescaro Narcizo Oliveira, V. C. L. de B. R. (2018). Relato de caso: correção de padrão classe II com placa dupla de Sander e finalização ortodôntica. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3776
Edição
Seção
Ciências Básicas