Integração ensino-serviço-comunidade no curso de Odontologia: experiências exitosas entre o município e a universidade

Autores

  • Luz MC, Baldani MH, Silva Junior MF

Resumo

Justificativa: O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e as Diretrizes Curriculares Nacionais apontaram mudanças necessárias na formação profissional da área da saúde, dentre eles, a Odontologia. Desde 2007, o Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vem oportunizando estágios na rede pública de saúde bucal do município de Ponta Grossa. Em 2017, houve a inclusão do desenvolvimento (planejamento e execução) de um Projeto de Intervenção (PI) em cada Unidade Básica de Saúde (UBS), como requisito do estágio. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo relatar a experiência de integração ensino-serviço-comunidade, por meio dos PI, entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a UEPG. Relato de Experiência:  Os PI foram elaborados de forma conjunta entre os acadêmicos, docentes e equipes de saúde, considerando a realidade local do estágio e a governabilidade e logística de implantação. Resultados:  O estágio foi realizado em nove UBS, em quatro UBS o PI foram voltados a ações voltadas para a adesão de gestantes ao pré-natal odontológico, em duas foram realizadas atividades com grupos de doenças crônicas (hipertensão e diabetes),em uma foi desenvolvida capacitação das Agentes Comunitária de Saúde sobre as orientações de higiene e saúde bucal e oficina prática de como cuidar, higienizar e manter as próteses dentárias, e em duas delas foram desenvolvidas levantamento epidemiológico de experiência de cárie (ceo-d) em Centros Municipais de Educação Infantil, onde uma também houve a realização de Restaurações Atraumáticas (ART). Conclusão:  O desenvolvimento dos PI foi uma experiência positiva na perspectiva do ensino, seja de acadêmicos e preceptores, como também de benefícios para comunidade, fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade.

Descritores: Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde; Comunicação Interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Como Citar

Silva Junior MF, L. M. B. M. (2019). Integração ensino-serviço-comunidade no curso de Odontologia: experiências exitosas entre o município e a universidade. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3905