Estudos epidemiológicos de fluorose dentária: calibração de examinadores
Resumo
Introdução: Para se obter uma padronização no uso de critérios de diagnóstico para as diversas doenças bucais, é fundamental que os examinadores envolvidos no estudo participem de um treinamento antes do início do mesmo. Portanto, uma etapa necessariamente prévia a todos os estudos epidemiológicos é a calibração dos examinadores. Objetivo: O presente estudo tem como propósito identificar a concordância inter-examinadores em um exercício de calibração para estudo epidemiológico sobre fluorose dentária no município de Patos, Paraíba. Metodologia: A calibração consistiu do treinamento teórico e treinamento prático, onde quatro estudantes de odontologia examinaram dez imagens para exercício de treinamento e vinte imagens para calibração, sendo, assim, efetuada uma calibração in lux. Foi considerado, para fluorose dentária, o Índice de Dean, onde o código varia de0 a5 e cujo critério de diagnóstico é classificado em: Normal; Questionável; Muito leve; Leve; Moderada; Grave. Posteriormente, foi calculada a concordância de kappa, onde somente foram considerados os valores de kappa acima de 0,7. Quanto à técnica de calibração, foi adotada a do consenso, sem preocupação, portanto, com comparações com um examinador-padrão. Resultados: O cálculo da concordância constatou que os quatro examinadores estão aptos a participarem da coleta de dados, pois o kappa variou entre 0,84 e 0,96. Conclusão: Assim, as concordâncias satisfatórias proporcionarão consistência aos resultados obtidos no levantamento epidemiológico a ser realizado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-01-04
Como Citar
Cecília Beatriz Medeiros de Oliveira Sousa, J. B. O., Maria Luiza Barbosa do Vale, Érica F. X. H. G. de L., & Camila Helena Machado da Costa Figueiredo, R. M. de A. (2019). Estudos epidemiológicos de fluorose dentária: calibração de examinadores. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3963
Edição
Seção
Conteúdo