Percepção dos acadêmicos do curso de Odontologia com o uso de vídeo aula no ensino

Autores

  • Taques LV, Chidoski-Filho J, Samra APB, Pinheiro LOB

Resumo

Justificativa: Devido ao crescimento das tecnologias de informação e comunicação, tem-se ampliado o conceito metodológico da sala de aula invertida ou flipped classroom. Objetivo: Avaliar a percepção dos alunos da graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa frente a outra estratégia de ensino, a chamada sala de aula invertida ou flipped classroom, através de vídeo aulas na disciplina de Prótese Dental I e Prótese Dental II. Métodos: Foram gravados 12 vídeos, onde foram abordados os conteúdos com uma duração de aproximadamente 15 a 20 minutos e foram disponibilizados previamente a aula prática na plataforma online Edmodo, ao término das disciplinas foi aplicado um questionário específico da pesquisa para os alunos preencherem. Resultados: Os discentes demonstraram aceitação pela metodologia na qual a disciplina foi conduzida sendo um método eficaz para aprendizagem, onde os alunos podiam ver os vídeos a hora que lhe fosse mais conveniente, aumentando também o poder de fixação do conteúdo. Conclusão: O uso de vídeo aulas na metodologia de sala de aula invertida nas disciplinas de Prótese Dental I e Prótese Dental II se mostrou um método bom e de excelente aceitação para os alunos de Odontologia da Universidade estadual de Ponta Grossa, sendo assim uma alternativa para as aulas convencionais.

Descritores: Sala de Aula Invertida; Vídeo Aula; Prótese Dental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Como Citar

Pinheiro LOB, T. L. C.-F. J. S. A. (2019). Percepção dos acadêmicos do curso de Odontologia com o uso de vídeo aula no ensino. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/4033