Sistematização da triagem nas clínicas odontológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Autores

  • Pacheco EC, Dalmolin AC, Santos FA

Resumo

Justificativa: O processo de acolhimento, cadastramento e encaminhamento de pacientes (triagem) nas clínicas escolas de Instituições de Ensino Superior (IES) nem sempre atende a todas as necessidades da comunidade, dos alunos, dos professores, e da própria instituição. A triagem de pacientes neste contexto é um desafio sem modelo a ser seguido devido a peculiaridades regionais e locais. Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto de extensão intitulado “Estruturação do Setor de Triagem para as Clínicas Odontológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa”, que se propõe a estruturar o processo de triagem do curso de Odontologia da referida IES. Experiências: O projeto de extensão selecionou alunos da graduação do segundo ao quinto ano do curso de Odontologia para trabalhar em grupos coordenados por alunos da pós-graduação. Ao proporcionar uma formação heterogênea dos grupos, estimulou-se a discussão e entendimento do problema pelos alunos participantes. O desafio inicial enfrentado foi compreender os problemas em todos os âmbitos, para depois lançar mão de opções para solucioná-los. Dentro dos grupos, a metodologia de inovação do Design Thinkingfoi instituída para diagnóstico do problema, bem como para a discussão de possíveis resoluções. Resultados: Avanços iniciais já podem ser observados, com modificação da realidade local, como melhora na acolhida dos pacientes. Além disso, o aluno participante tem a oportunidade de melhorar a capacidade de comunicação, bem como o desenvolvimento de uma visão mais crítica, humanitária e empática. Conclusão: Ao final do projeto, espera-se que o Setor de Triagem do Curso de Odontologia esteja implementado e em funcionamento.

Descritores: Triagem; Odontologia; Relações Comunidade-Instituição.

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Publicado

2019-01-06

Como Citar

Santos FA, P. E. D. A. (2019). Sistematização da triagem nas clínicas odontológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/4066