Uso de modelos didáticos para o estudo de aspectos da embriologia da face

Autores

  • Dias CD, Gomes JR, Omar NF

Resumo

Justificativa: Dentro do estudo das ciências biológicas muitos estudantes têm dificuldade em compreender processos biológicos e de desenvolvimento da face. 

Proposição: Uma das formas de melhorar o aprendizado é a utilização de modelos didáticos que ilustram esses processos, tais como as modificações que ocorrem no embrião para a formação da face humana.  Experiência: Os modelos apresentados foram desenvolvidos dentro da disciplina de Histologia, Embriologia e Citologia ofertada no 1º ano do curso de Odontologia da UEPG. Os modelos do  desenvolvimento da face foram confeccionados com massa de biscuit sobre bolas de isopor. A formação da face se inicia com o aparecimento das saliências da face: Frontal, Maxilar e Mandibular por volta da 4ª SDE e ao longo de quatro semanas evoluem de modo a formar uma face humanoide até o final da 8ª SDE. Da 9ª SDE até o nascimento a face ganha proporções para o aspecto final humano.  Resultado: O modelo foi apresentado aos colegas durante a disciplina e depois utilizado pelo professor da disciplina em outras turmas. Conclusão: Observou-se que a utilização dos modelos facilita o aprendizado da embriologia da face.

Descritores: Desenvolvimento Maxilofacial; Embriologia; Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Como Citar

Omar NF, D. C. G. J. (2019). Uso de modelos didáticos para o estudo de aspectos da embriologia da face. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/4080