Anais 3º Encontro de Revisão Sistemática e/ou Meta-Análise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia FOA/UNESP

Autores

  • Eduardo Piza Pellizzer

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v7i0.4627

Resumo

Caros(as) Leitores(as)

Em dezembro de 2018, tivemos o prazer de realizar o 3° Encontro de Revisão Sistemática e Meta-análise do programa de Pós-Graduação em Odontologia, com a participação de 55 inscritos entre alunos de graduação, pós graduação, profissionais e professores de diferentes instituições no Brasil, entre elas a Universidade de Ponta Grossa (PR), Universidade de Pernambuco (PE), Universidade do Sagrado Coração (Bauru, SP) e a Universidade de São Paulo (USP/Bauru).

Destaque deve ser dado a participação dos alunos de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE), apresentando os trabalhos realizados na disciplina “Fundamentos da Revisão Sistemática”. Esta disciplina completa seu segundo ano de parceria com entre a Faculdade de Odontologia de Pernambuco e Faculdade de Odontologia de Araçatuba com aulas presenciais e por videoconferência com um altíssimo nível de aproveitamento.

No SBPqO de 2018 houve o lançamento do livro “Fundamentos da Revisão Sistemática em Odontologia”, dos autores Joel Ferreira Santiago-Júnior e Heitor Honório. Nosso grupo teve o prazer de participar na elaboração de quatro capítulos. Acredito que o empenho e a dedicação dos professores nessa obra irão nortear no Brasil todos os programas de Pós-Graduação em Odontologia, que exista o interesse de elaboração das Revisões Sistemáticas. Trata-se de uma obra sem paralelo, de fácil compreensão, escrita de uma forma didática, abordando todos os passos para construção do estudo. Não tenho dúvidas que esta obra nesse ano irá facilitar muito a ministração dessa disciplina em nosso programa.

Observamos que nos últimos três anos, houve um crescimento muito grande no que diz respeito ao entendimento do valor que existe das revisões sistemáticas e meta-análise, principalmente quando são confeccionadas com trabalhos clínicos randomizados. Nesse sentido convidamos a Profa. Dra. Alessandra Reis da Universidade de Ponta Grossa (PR) para ministrar a palestra intitulada “Revisões Sistemáticas e Meta-Análise de ensaios clínicos randomizados” no período da manhã (8h30min às 12h) com participação ativa da plateia. No período da tarde houve a apresentação de painéis, onde estavam escritos 32 trabalhos entre revisões sistemáticas e revisões sistemáticas e meta-análise.

As revisões sistemáticas serão por muito tempo a evidência cientifica mais forte, pois permitem uma aplicabilidade clínica imediata. Logo, o clínico/pesquisador poderá posicionar-se ou reposicionar uma conduta. Aliado a isso, estudos clínicos controlados e randomizados devem ser estimulados ao redor do mundo, promovendo novos questionamentos, pois reafirmo não é mais época de impor condutas sem evidências científicas.

Nos encontraremos no próximo encontro de revisão sistemática em dezembro de 2019, onde todos serão BEM VINDOS!

 

Prof.Titular Eduardo Piza Pellizzer

Coordenador do 3º Encontro de Revisão Sistemática e/ou Meta-Análise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia FOA/UNESP

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-13

Como Citar

Pellizzer, E. P. (2019). Anais 3º Encontro de Revisão Sistemática e/ou Meta-Análise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia FOA/UNESP. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. https://doi.org/10.21270/archi.v7i0.4627