Remoção de implante de seio maxilar: Técnica Caldwell-Luc modificada

Autores

  • Araujo NJ, Maciel J, Borrasca AG, Garcia Júnior IR, Alves BES, Mello Neto JM, Gusman DJR, Almeida JM

Resumo

A instalação de implantes imediatos após exodontias vem se tornando uma prática comum na clínica odontológica. Durante este procedimento cirúrgico intercorrências como o deslocamento de implante dentário para o interior do seio maxilar pode ocorrer devido a estreita relação do assoalho do seio maxilar com os dentes superiores. Nestes casos o tratamento consiste na remoção do implante que foi deslocado com intuito de se prevenir futuras complicações como processosinflamatórios. O objetivo do presente trabalho é apresentar um caso clínico onde a remoção de implante de seio maxilar foi realizada através da Técnica de Caldwell-Luc modificada. Paciente procurou uma clínica particular para exodontia do elemento 27 e reabilitaçãooral com implantes. Mesmo com pouca altura óssea entre o assoalho do seio maxilar e a crista do rebordo alveolar, o profissional optou por fazer a instalação imediata de implantes após o procedimento de exodontia. Após 90 dias o paciente compareceu à clínicaodontológica para a realização da cirurgia de reabertura e o implante havia se deslocado para o interior do seio maxilar. A remoção do implante se deu pela técnica de Caldwell-Luc modificada que consiste da confecção de uma janela óssea na parede anterior do seio maxilar, remoção do fragmento, seguido da reposição da janela ósea e do retalho abatido. Sendo assim pode-se concluir que a técnica de Caldwell-Luc traz como benefício o fechamento do defeito ósseo, evita fístulas e área de fibrose na membrana sendo uma alternativa eficaz e viável para remoção de implantes na região do seio maxilar.

Descritores: Implantação Dentária; Seio Maxilar; Doença Iatrogênica.

Referências

  1. Kitamura A, Zeredo JL. Migrated maxillary implant removed via semilunar hiatus by transnasal endoscope. Implant Dent. 2010;19(1):16-20.
  2. Kluppel LE, Santos SE, Olate S, Freire Filho FW, Moreira RW, de Moraes M. Implant migration into maxillary sinus: description of two asymptomatic cases. Oral Maxillofac Surg. 2010;14(1):63-6.
  3. Ramotar H, Jaberoo MC, Koo Ng NK, Pulido MA, Saleh HA. Image-guided, endoscopic removal of migrated titanium dental implants from maxillary sinus: two cases. J Laryngol Otol. 2010;124(4):433-36.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-14

Como Citar

Alves BES, Mello Neto JM, Gusman DJR, Almeida JM, A. N. M. J. B. A. G. J. I. (2019). Remoção de implante de seio maxilar: Técnica Caldwell-Luc modificada. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/4630