Transmissão do diagnóstico de câncer sob a perspectiva da observação psicológica

Autores

  • Tamires Daiane da Silva
  • Débora Foger
  • Elaine Cristina Gardinal Pizato
  • Paulo Sérgio da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v8i8.4668

Resumo

Introdução: A transmissão do diagnóstico de câncer pode gerar ansiedade e nervosismo no indivíduo, por não saber lidar com essa situação, assim, o indivíduo entende como se a morte fosse o único desfecho nessa situação. Objetivo: observar como a pessoa com câncer e seus familiares se comportaram no momento do diagnóstico. Materiais e métodos: Para realizar este estudo, utilizou-se o relato de caso para avaliar como o paciente e seus familiares receberam informações sobre o diagnóstico de câncer. O procedimento utilizado foi a observação não participante, pois com ela foi possível descrever os dados e comportamentos expostos em um determinado momento. Resultados: Por meio da observação, ficou claro o quanto o diagnóstico de câncer sacode a estrutura familiar, uma vez que a doença se refere ao sinônimo de morte. Conclusões: foi possível observar os comportamentos em uma situação difícil, que é receber um diagnóstico de câncer. Com este estudo, os pontos comuns entre o que foi observado e o que a literatura traz sobre a transmissão do diagnóstico de câncer, como medo e ansiedade, foram percebidos.

Descritores: Neoplasias; Diagnóstico Bucal; Psicologia; Observação.

Referências

  1. Yamaguchi NH. O câncer na visão da oncologia. In: Carvalho MMMJ. Introdução à Psiconcologia. Campinas: Livro Pleno; 2003.
  2. Gimenes MGG. Definição, foco de estudo e intervenção. In: Carvalho MMMJ. Introdução à Psiconcologia. Campinas: Livro Pleno; 2003.
  3. Carvalho MMMJ. Psico-Oncologia: história, características e desafios. Psicologia USP. 2002;13:151-66.
  4. World Halth Organization (WHO). The World Health Organization’s fight against cancer: strategies that prevent, cure and care. 2007.
  5. Farinhas GV, Wendling MS, Dellazzana-Zanon LL. Impacto psicológico do diagnóstico de câncer na família: um estudo de caso a partir da percepção do cuidador. Pensando Fam. 2013;17: 111-29. 
  6. Landskron LMF. Psicooncologia: as descobertas sobre o câncer ao longo da história. In: Hart CFM. Câncer: uma abordagem psicológica. Porto Alegre: AGE; 2008.
  7. Silva VCE, Fontão Zago MM. A revelação do diagnóstico de câncer para profissionais e pacientes. Rev Bras Enferm. 2005;58:476-80.
  8. Carvalho MMMJ. O sofrimento da dor em câncer. In: Carvalho MMMJ. Introdução à Psiconcologia. Campinas: Livro Pleno. 2003.
  9. Scorsolini-Comin F, Vilela e Sousa L, Santos MA. Tornanr-se psicólogo: experiência de estágio de Psico-Oncologia em equipe multiprofissional de saúde. Rev bras orientac prof. 2008;9(2):113-25.
  10. Donna MF, Matos MA. A necessidade da observação em ciência. In: Donna MF,  Matos MA. Ensinando observação: uma introdução. 4. ed. São Paulo:  Edicon; 1999.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-25

Como Citar

Silva, T. D. da, Foger, D., Pizato, E. C. G., & Santos, P. S. da S. (2019). Transmissão do diagnóstico de câncer sob a perspectiva da observação psicológica. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 8(8). https://doi.org/10.21270/archi.v8i8.4668

Edição

Seção

Artigos Originais