Ações de intervenção em saúde bucal na APAE do município de Imperatriz, Brasil

  • Conceição de Maria Aguiar Costa Melo
  • David Wilkerson Dos Santos Silva

Resumo

A busca pela promoção e reabilitação da saúde bucal é o termo utilizado para referir ao processo de conscientização. Visando este conceito, foi almejado contribuir para a inserção desta mentalidade nos usuários da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, com a intenção de intervir e atuar na melhoria de saúde e, consequentemente, na qualidade de vida dos membros. Dentro desta realidade, foi proposto o presente trabalho, apresentando e incluindo uma proposta prática com o intuito de agregar e consciencializar aos responsáveis pelos usuários da associação, por meio de atos voluntários de acadêmicos de Odontologia da Faculdade Pitágoras de Imperatriz, estado do Maranhão, Brasil1-4.

Descritores: Prevenção & Controle; Higiene Bucal; Saúde Bucal; Qualidade de Vida.

Referências

  1. Mugayar LRF. Pacientes portadores de necessidades especiais: manual de Odontologia e saúde oral. São Paulo: Pancast; 2000.
  2. Tanaca F, Maciel SM, Sonohara MK. Comportamento dos pais e condições de saúde bucal em crianças especiais - saúde bucal de crianças especiais. JBP Rev Ibero-Am Odontopediatr Odontol Bebê. 2005;8(45):342-48.
  3. Firoozmand LM, Vargas RPS, Rocha JC. Prevalência de fratura dentária em pacientes portadores de necessidades especiais. Pesq Bras Odontoped Clin Integr. 2007;7(2):149-53.
  4. Petry PC, Victora CG, Santos IS. Adultos livres de cáries: estudo de casos e controles sobre conhecimentos, atitudes e práticas preventivas. Cad Saúde Pública. 2000;16(1):145-53.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-25
Como Citar
Melo, C. de M. A. C., & Silva, D. W. D. S. (2020). Ações de intervenção em saúde bucal na APAE do município de Imperatriz, Brasil. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 9(3). https://doi.org/10.21270/archi.v9i3.4755
Seção
Relatos de Experiência