Anais 4º Encontro de Revisão Sistemática e/ou Meta-Análise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia FOA/UNESP

Autores

  • Eduardo Piza Pellizzer

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v8i0.4885

Resumo

Caro(a) Leitor(a)

Em 30 de novembro de 2019, tivemos o prazer de realizar o 4° Encontro de Revisão Sistemática e Meta-análise do programa de Pós-Graduação em Odontologia, com a participação de 46 inscritos entre alunos de graduação, pós graduação, profissionais e professores de diferentes instituições no Brasil, entre elas a Universidade de Pernambuco (UPE, PE), Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado, Bauru, SP), Universidade de São Paulo (USP, SP) e a Unoeste (Faculdade de Odontologia de Presidente Prudente).

Destaque deve ser dado a participação dos alunos de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA-UNESP) e Pernambuco (FOP-UPE), apresentando os trabalhos realizados na disciplina “Fundamentos da Revisão Sistemática”. Esta disciplina completa seu quarto ano na FOA-UNESP e seu terceiro ano de parceria com a Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE) com aulas presenciais e por videoconferência com um altíssimo nível de aproveitamento.

Observamos que nos últimos anos, houve um crescimento muito grande no que diz respeito ao entendimento do valor que existe das revisões sistemáticas e meta-análise, principalmente quando são confeccionadas com trabalhos clínicos randomizados. Nesse sentido convidamos o Prof. Dr. Fausto Medeiros Mendes da Universidade de São Paulo (SP) para ministrar a palestra intitulada “Estudos Clínicos Randomizados: Do delineamento à escolha dos desfechos” no período da manhã (8h30min às 12h) com participação ativa da plateia. No período da tarde houve a apresentação de painéis, onde estavam inscritos 32 trabalhos entre revisões sistemáticas e revisões sistemáticas com meta-análise.

As revisões sistemáticas são consideradas a evidência cientifica mais forte, pois permitem uma aplicabilidade clínica imediata. Logo, o clínico/pesquisador poderá posicionar-se ou reposicionar uma conduta. Aliado a isso, estudos clínicos controlados e randomizados devem ser estimulados ao redor do mundo, promovendo novos questionamentos, pois reafirmo não é mais época de impor condutas sem evidências científicas.

Nos encontraremos no próximo encontro de revisão sistemática em novembro de 2020, onde todos serão BEM VINDOS!

 Prof. Titular Eduardo Piza Pellizzer

Coordenador do 4º Encontro de Revisão Sistemática e/ou Meta-Análise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia FOA/UNESP

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

Pellizzer, E. P. (2019). Anais 4º Encontro de Revisão Sistemática e/ou Meta-Análise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia FOA/UNESP. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 8. https://doi.org/10.21270/archi.v8i0.4885