III Congresso Sul Mineiro de Nutrição “Alimentação e Sustentabilidade: do Campo à Mesa”

Autores

  • Fernanda de Carvalho Vidigal
  • Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo
  • Débora Vasconcelos Bastos Marques
  • Bruno Martins Dala Paula

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v9i.5270

Resumo

Editorial

Caro(a) Leitor(a),

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2020, aconteceu o III Congresso Sul de Mineiro de Nutrição (III SULMINUTRI), 100% on-line. O SULMINUTRI é uma parceria entre a Universidade Federal de Alfenas e o Centro Universitário do Sul de Minas. O tema proposto para a terceira edição, “Alimentação e Sustentabilidade: do Campo à Mesa”, foi motivado pelo intenso impacto ambiental gerado pela crescente concessão de novas licenças para o uso de agrotóxicos e, também, pelo elevado índice de contaminação dos alimentos e recursos naturais por resíduos de pesticidas, metais e outros contaminantes. O evento contribuiu significativamente com a formação crítica e ética dos discentes e profissionais de Cursos de Nutrição e áreas afins, complementando e enriquecendo o processo de aprendizagem.

O ano de 2020 tem sido de muitos desafios, em especial devido à pandemia da COVID-19. Tivemos que nos reinventar e nos adaptar para oferecer um evento de qualidade, de forma inclusiva e acessível.

Mesmo diante de tantos desafios, 2020 é para nós, da Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG, um ano muito especial em que comemoramos 20 anos de curso. Gostaria de registrar as inúmeras conquistas que foram alcançadas ao longo desses anos, diante da dedicação e empenho de todo o corpo docente, técnico e dos nossos alunos e ex-alunos. Destaco duas conquistas recentes que foi a aprovação e abertura das primeiras turmas da especialização lato sensu em Tecnologia e Qualidade na Produção de Alimentos da UNIFAL-MG e o Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade (nível mestrado) da UNIFAL-MG.

Aproveitamos a oportunidade para antecipar também as comemorações do curso de Nutrição do UNIS, nosso parceiro neste evento, que completará 20 anos no próximo ano.  Dentre as atividades do III SULMINUTRI, tivemos uma mesa redonda para celebrar os 20 anos dos cursos de Nutrição da UNIFAL-MG e do UNIS.

Em nome da Comissão Organizadora gostaria de dar as boas-vindas. Boa leitura!

 Fernanda de Carvalho Vidigal - Coordenadora do III SULMINUTRI 2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-12-13

Como Citar

Vidigal, F. de C. ., Azeredo, E. M. C. de ., Marques, D. V. B., & Paula, B. M. D. (2020). III Congresso Sul Mineiro de Nutrição “Alimentação e Sustentabilidade: do Campo à Mesa”. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 9, 1–113. https://doi.org/10.21270/archi.v9i.5270