Eficácia dos jogos virtuais como tratamento fisioterapêutico na doença de Parkinson: revisão integrativa

Autores

  • Rodrigo Silva Perfeito Mestre em Ciências da Atividade Física e Diretor do Instituto Fisart, 20260-130 Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Pâmella Dayanna César Santos Especialista em Traumato-Ortopedia pelo IAPS e Membro do Grupo de Estudos do Instituto Fisart, 20260-130 Rio de Janeiro-RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v10i8.5345

Palavras-chave:

Doença de Parkinson, Jogos de Vídeo, Fisioterapia

Resumo

A doença de Parkinson (DP) se constitui por ser neurodegenerativa e progressiva, ao qual durante sua instalação, acomete os neurônios dopaminérgicos localizados na substância negra e estriada do cérebro causando redução dos níveis de dopamina, que por sua vez, cede início aos comprometimentos motores e emocionais, como: tremor, déficit da marcha, rigidez, bradicinesia, instabilidade corporal, depressão, alteração de humor e problemas no sono. O tratamento tradicional é medicamentoso pela ingestão de dopamina, contudo, a utilização da realidade virtual tem se destacado como um recurso complementar. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi verificar a eficácia dos jogos virtuais no tratamento da DP. Para isto, optamos por uma revisão integrativa de estudos publicados nos últimos 5 anos nas bases de dados: SciELO, PubMed, Lilacs e PEDro. Por considerações finais, foi possível perceber que os jogos virtuais são ferramentas importantes por propiciar ótimos resultados, ludicidade e assiduidade no tratamento.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Perfeito, R. S., & Santos, P. D. C. (2021). Eficácia dos jogos virtuais como tratamento fisioterapêutico na doença de Parkinson: revisão integrativa. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 10(8), 1337–1342. https://doi.org/10.21270/archi.v10i8.5345

Edição

Seção

Original Articles