Qualidade do sono e fatores associados em acadêmicos de Medicina: revisão integrativa

Autores

  • Larissa Daltoé Moreira da Costa Curso de Medicina, Faculdade Morgana Potrich, FAMP, 75830-000 Mineiros – GO, Brasil
  • Kiane Rayza Pompeu Cunha Rodrigues Curso de Medicina, Faculdade Morgana Potrich, FAMP, 75830-000 Mineiros – GO, Brasil
  • Neire Moura de Gouveia Curso de Medicina, Faculdade Morgana Potrich, FAMP, 75830-000 Mineiros – GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v10i9.5353

Palavras-chave:

Sono. Distúrbios. Estudantes. Medicina.

Resumo

Introdução: O sono é classificado como um estado de consciência complementar ao quadro de vigília, contudo, esta revisão traz que em meio ao âmbito acadêmico, no qual ocorrem constantes estresses, os estudantes de medicina são uma classe visivelmente afetada por distúrbios do sono. Estes trazem aos estudantes consequências negativas em seu desempenho acadêmico. Objetivo: O presente trabalho se propõe a fazer uma revisão integrativa para traçar o perfil dos estudantes de graduação em Medicina, quanto a má qualidade do sono e verificar a relação com os principais fatores influenciadores. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram utilizadas as seguintes palavras-chave “estudante de medicina”, “sono” e “depressão” suas correspondentes em inglês. Foram incluídos apenas estudos com alunos do ensino superior do curso de medicina realizados nos últimos 10 anos. Foram incluídos artigos e literatura cinzenta de estudos observacionais, consultados desde o ano de 2000, sendo que os critérios de exclusão se pautam em estudos experimentais, descritivos e de revisão. Resultados: 100% dos estudos apresentavam por objetivo dissertar sobre a qualidade do sono e os fatores influenciadores deste especificamente nos estudantes de medicina, assim através dessa revisão percebe-se que a autocobrança realizada pelos estudantes de medicina leva aos distúrbios de sono nestes, sendo que, o uso de substancias/medicamentos são os principais fatores que influenciam diretamente na qualidade do sono dos universitários 32% (n=9), seguido pela sonolência excessiva diurna 25% (n=7) e distúrbios psiquiátricos gerais 21% (n=6). Considerações finais: Os estudantes de Medicina compõem um grupo susceptível aos transtornos do sono, em razão da carga curricular em horário integral, das atividades extracurriculares e da forte pressão e estresse, com exigência de alto rendimento e tempo demandado em estudos.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Costa, L. D. M. da, Rodrigues, K. R. P. C., & Gouveia, N. M. de. (2021). Qualidade do sono e fatores associados em acadêmicos de Medicina: revisão integrativa. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 10(9), 1372–1377. https://doi.org/10.21270/archi.v10i9.5353

Edição

Seção

Original Articles