Ciências Morfológicas no Processo de Ensino-Aprendizagem em Odontologia

Autores

  • Tiago Silva da Fonseca Doutor em Odontologia, Área de Endodontia (FOAr/UNESP); Mestre em Odontologia, Área de Endodontia (FOAr/UNESP); Especialista em Endodontia (UNIP/Manaus); Professor do curso de Especialização em Endodontia da Ceproeducar (Manaus/AM), Professor Professor do Curso de Graduação em Odontologia do Centro Universitário do Norte UniNorte, 69020-010 Manaus-AM, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8135-3075

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v11i3.5372

Palavras-chave:

Odontologia, Anatomia, Histologia, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Anatomia e Histologia são a base das Ciências da Saúde, como a Odontologia, pois estudam estruturas e funções do organismo em um contexto macroscópico e microscópico, respectivamente, constituindo as Ciências Morfológicas. O objetivo deste estudo é compreender e avaliar o processo de ensino-aprendizagem de Anatomia e Histologia por estudantes do curso de Odontologia. O método adotado foi a revisão da literatura relativa à importância do ensino de Anatomia e Histologia em Odontologia, além de metodologias ativas de aprendizagem aplicáveis ao processo de ensino-aprendizado destas disciplinas. Realizou-se buscas nas bases de dados Pubmed, Scielo, Lilacs e Google Acadêmico, utilizando-se as palavras-chave “odontologia”, “histologia”, “anatomia” e “ensino”, em português e inglês e sem limite temporal de publicação. Os dados foram interpretados qualitativamente. O ensino-aprendizagem deve ser elaborado segundo os domínios cognitivo, psicomotor e afetivo, em consonância com os objetivos educacionais do curso de graduação. Aprendizagem Baseada em Problema é uma metodologia ativa que promove compreensão adequada e verdadeiramente significativa pela resolução de situações-problema inerentes à profissão. Dispositivos eletrônicos auxiliam no desenvolvimento efetivo de ambas as disciplinas. Conclui-se que metodologias ativas de aprendizagem podem promover maior aprendizado das Ciências Morfológicas, sendo primordial para a futura adequada atuação em Odontologia.

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Publicado

2021-08-29

Como Citar

Fonseca, T. S. da. (2021). Ciências Morfológicas no Processo de Ensino-Aprendizagem em Odontologia. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 11(3), 544–548. https://doi.org/10.21270/archi.v11i3.5372

Edição

Seção

Original Articles