Ciências Morfológicas no Processo de Ensino-Aprendizagem em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v11i3.5372Palavras-chave:
Odontologia, Anatomia, Histologia, Ensino, AprendizagemResumo
Anatomia e Histologia são a base das Ciências da Saúde, como a Odontologia, pois estudam estruturas e funções do organismo em um contexto macroscópico e microscópico, respectivamente, constituindo as Ciências Morfológicas. O objetivo deste estudo é compreender e avaliar o processo de ensino-aprendizagem de Anatomia e Histologia por estudantes do curso de Odontologia. O método adotado foi a revisão da literatura relativa à importância do ensino de Anatomia e Histologia em Odontologia, além de metodologias ativas de aprendizagem aplicáveis ao processo de ensino-aprendizado destas disciplinas. Realizou-se buscas nas bases de dados Pubmed, Scielo, Lilacs e Google Acadêmico, utilizando-se as palavras-chave “odontologia”, “histologia”, “anatomia” e “ensino”, em português e inglês e sem limite temporal de publicação. Os dados foram interpretados qualitativamente. O ensino-aprendizagem deve ser elaborado segundo os domínios cognitivo, psicomotor e afetivo, em consonância com os objetivos educacionais do curso de graduação. Aprendizagem Baseada em Problema é uma metodologia ativa que promove compreensão adequada e verdadeiramente significativa pela resolução de situações-problema inerentes à profissão. Dispositivos eletrônicos auxiliam no desenvolvimento efetivo de ambas as disciplinas. Conclui-se que metodologias ativas de aprendizagem podem promover maior aprendizado das Ciências Morfológicas, sendo primordial para a futura adequada atuação em Odontologia.
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