Avaliação do nível de satisfação e expectativa dos pacientes em relação aos tratamentos restauradores estéticos

Autores

  • José Fábio Ferreira de Souza Cirurgião Dentista pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), 8053-000 João Pessoa - PB, Brasil
  • Kauana da Silva Andrade Graduanda do Curso de Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), 8053-000 João Pessoa - PB, Brasil
  • Fábio Victor Dias Silva Graduando do Curso de Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), 8053-000 João Pessoa - PB, Brasil
  • Leonardo Henrique de Araújo Cavalcante Professor Mestre do Curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), 8053-000 João Pessoa - PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v10i7.5410

Palavras-chave:

Satisfação do Paciente; Percepção Visual; Odontologia.

Resumo

Introdução: A satisfação refere-se ao acolhimento das necessidades e expectativas dos usuários, de forma que essas questões sejam atendidas e traduzidas em ofertas de ações e serviços de qualidade. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de satisfação e expectativa de pacientes em relação aos tratamentos restauradores estéticos. Metodologia: Estudo transversal realizado com 54 pacientes, atendidos na clínica odontológica de uma Instituição de Ensino Superior. Os pacientes responderam um questionário, baseado na Escala de Likert, sobre a expectativa e satisfação em relação aos tratamentos restauradores realizados. Os dados foram analisados de maneira descritiva e analítica por meio do teste de Fisher no software IBM SPSS Statistics, versão 20.0. Resultados: Dos 54 participantes, 66,7% eram mulheres, com renda mensal de até um salário mínimo (32,1%) e ensino superior completo (43,4%). Além disso, 88,9% dos usuários estavam satisfeitos com a qualidade dos tratamentos restauradores e foi observada uma correlação entre a escolaridade e o grupo de dentes restaurados (p=<0,05). Conclusão: Antes da realização dos procedimentos, os pacientes apresentavam altas expectativas, mas estavam satisfeitos quanto à qualidade do serviço odontológico ofertado. Os pacientes que possuíam o ensino fundamental apresentavam mais dentes anteriores com indicação para restauração, enquanto os pacientes com o ensino médio apresentavam indicação para procedimentos restauradores tanto nos dentes anteriores quanto nos dentes posteriores.

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Publicado

2021-07-07

Como Citar

Souza, J. F. F. de, Andrade, K. da S. ., Silva, F. V. D., & Cavalcante, L. H. de A. (2021). Avaliação do nível de satisfação e expectativa dos pacientes em relação aos tratamentos restauradores estéticos. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 10(7), 1048–1052. https://doi.org/10.21270/archi.v10i7.5410

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