Fatores Associados à Forma de Busca ao Serviço de Triagem para COVID-19 de uma Instituição de Referência
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v11i2.5569Palavras-chave:
COVID-19, Referência e Consulta, Triagem, Atenção Terciária à SaúdeResumo
Introdução: Reconhecer o perfil dos usuários que acessam o serviço de forma direta e referenciada pode ajudar ao planejamento de estratégias de fluxos e contrafluxos para garantia de um serviço mais eficiente e de qualidade. Objetivo: Analisar os fatores associados à busca direta ou referenciada pelo serviço de triagem para COVID-19 de uma instituição hospitalar de referência. Material e método: Estudo transversal, quantitativo, realizado com 358 usuários que buscaram a triagem de tratamento à COVID-19. Considerou-se variável dependente a forma de busca, direta ou referenciada, e independentes características sociodemográficas, de saúde, histórico de viagens e acesso a outros serviços de saúde, contato com suspeitos, sinais e sintomas e conduta clínica de atendimento. Os dados foram analisados pelo teste qui-quadrado. Resultados: A maioria buscou o serviço diretamente (78,2% n=280) e esteve associada à jovens e adultos, casados, com ensino superior completo e de residentes no mesmo município da instituição de referência, com sintomas mais leves, como dor de garganta, congestão nasal e coriza (p<0,05). Aqueles que buscaram o serviço de forma referenciada (21,8% n=78) eram em sua maioria idosos e portadores de doenças crônicas, que tiveram necessidade de avaliação médica e observação e internação maior (p<0,05). Conclusão: O perfil de usuários que buscou pelo serviço de triagem à COVID-19 de forma referenciada foi de indivíduos de grupo considerado de risco e com sinais e sintomas mais graves da doença e que demandam de assistência hospitalar, enquanto a busca direta foi a de menor gravidade.
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