Percepções de Discentes de Odontologia em Relação ao Papel da Extensão para a Formação Profissional: Revisão de Literatura

Autores

  • Laís Cristina da Silva Graduada em Odontologia, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Londrina – PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5070-571X
  • Tânia Harumi Uchida Professora Doutora, Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI) Universidade Estadual de Londrina (UEL) Londrina – PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8170-1092
  • Lirian Adriana Maria Pereira da Silva Técnica em Saúde Bucal, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Londrina – PR, Brasil
  • Hélion Leão Lino Junior Professor Doutor, Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI) Universidade Estadual de Londrina (UEL) Londrina – PR, Brasil
  • Maura Sassahara Higasi Professora Doutora, Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI) Universidade Estadual de Londrina (UEL) Londrina – PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5639-5193

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v12i1.5834

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação em Saúde, Saúde Bucal, Odontologia, Relações Comunidade-Instituição

Resumo

Introdução: A Extensão Universitária é uma importante estratégia de mudança ao estilo de ensino tradicional, proporcionando ao acadêmico a oportunidade de aprendizado em diferentes realidades. Objetivo: Identificar a percepção de discentes dos cursos de Odontologia sobre os projetos de extensão (PE) relacionados à saúde bucal no processo de aprendizagem e formação profissional. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura, nas bases de dados Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo e Google Acadêmico, utilizando os descritores: educação superior; educação em saúde; saúde bucal; odontologia; relações comunidade-instituição. Os critérios de inclusão foram: estudos qualitativos e surveys relacionados com PE, saúde bucal e discentes de cursos de Odontologia; trabalhos completos e disponíveis na íntegra; idioma português ou inglês e sem restrição quanto ao ano de publicação. Resultados: A pesquisa resultou em 289 artigos e após análise de títulos, resumos e verificação dos critérios de inclusão, foram incluídos três artigos científicos. Pode-se constatar que os PE são importantes para a formação profissional, viabilizando maior contato com a população e a comunidade. Além disso, as atividades extensionistas inserem os alunos em situações distintas que possibilitam a transmissão e a absorção de conhecimento de maneira humanizada, com aumento significativo em suas habilidades de comunicação, as quais são qualidades indispensáveis em sua futura prática profissional. Conclusão: Os projetos de extensão mostram-se de forma inegável como grande promotora de trocas de experiências entre a universidade e a comunidade, contribuindo para a formação profissional do discente em Odontologia.

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Referências

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Silva, L. C. da ., Uchida, T. H., Silva, . L. A. M. P. da, Lino Junior, H. L., & Higasi, M. S. (2023). Percepções de Discentes de Odontologia em Relação ao Papel da Extensão para a Formação Profissional: Revisão de Literatura. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 12(1), 98–102. https://doi.org/10.21270/archi.v12i1.5834

Edição

Seção

Original Articles