Rânula: considerações clínicas e tratamento

Autores

  • Camila Barbosa Pipa
  • Rúbia da Rocha Vieira
  • Gláucia Resende Soares
  • Marcelo Macedo Crivelini
  • Éder Ricardo BIasoli
  • Glauco Issamu Miyahara

Resumo

Rânula é um termo usado para mucoceles que ocorrem no assoalho de boca, resultante da ruptura de um ducto de glândula salivar e do extravasamento de mucina para o interior dos tecidos moles adjacentes. O tratamento é cirúrgico, variando desde marsupialização, remoção da lesão e até técnicas de descompressão. O objetivo deste estudo é relatar um caso de uma paciente do sexo feminino, leucoderma, 37 anos, que procurou a clínica de Estomatologia da FOA-UNESP relatando desconforto e apresentando nódulo no assoalho bucal, mole a palpação e de superfície íntegra. Com o diagnóstico clínico de rânula, a conduta adotada foi a biópsia excisional da lesão O exame histopatológico demonstrou se tratar  de cisto de retenção mucoso. A importância de se conhecer as alterações patológicas das glândulas salivares, suas características clínicas e a realização de um exame clinico bem dirigido são imprescindíveis para que se possa estabelecer uma conclusão diagnóstica e um tratamento mais adequado para o paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Mortellaro C, Dall'Oca S, Lucchina AG, Castiglia A, Farronato G, Fenini E, Marenzi G, Trosino O, Cafiero C, Sammartino G. Sublingual ranula: a closer look to its surgical management. J Craniofac Surg. 2008;19(1):286-90.

McGurk M, Eyeson J, Thomas B, Harrison JD. Conservative treatment of oral ranula by excision with minimal excision of the sublingual gland: histological support for a traumatic etiology. J Oral Maxillofac Surg. 2008; 66(10):2050-7.

Patel MR, Deal AM, Shockley WW. Oral and plunging ranulas: What is the most effective treatment? Laryngoscope. 2009;119(8):1501-9.

Downloads

Publicado

2012-10-31

Como Citar

Pipa, C. B., Vieira, R. da R., Soares, G. R., Crivelini, M. M., BIasoli, Éder R., & Miyahara, G. I. (2012). Rânula: considerações clínicas e tratamento. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 1(1-Suppl.1). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/62