P-o91G - Osteonecrose dos maxilares associada à terapia com bisfosfonatos: etiologia não elucidada e antibioticoprofilaxia?

Autores

  • TP Cavazana
  • LF Toro
  • JM Mello Neto
  • JVF Rodrigues
  • C Statkievicz
  • CA Casatti
  • E Ervolino

Resumo

Os bisfosfonatos (BPs) são inibidores da reabsorção óssea utilizados no tratamento de algumas osteopatias e neoplasias malignas osteotrópicas. Dentre seus efeitos adversos está a osteonecrose dos maxilares associada à terapia com bisfosfonatos (ONM-BPs). Embora descrita em 2003, sua etiopatogenia ainda não foi elucidada, o que dificulta sua prevenção e tratamento. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura sobre a etiopatogenia da ONM-BPs e analisar criticamente a adoção da antibioticoterapia como conduta profilática. Para tal propósito utilizou-se a base de dados do PubMed no período compreendido entre 2003 e 2013, via cruzamento dos unitermos: bisphosphonates/osteonecrosis jaw/etiology ou antibiotic prophylaxis. Dentre as hipóteses para elucidar a etiopatogenia da ONM-BPs estão: o efeito antiangiogênico dos BPs, o que geraria uma necrose avascular; o acúmulo de osteócitos não vitais e de microfraturas no tecido ósseo, ocasionada pela supressão da reabsorção óssea, o que favoreceria a necrose e a posterior infecção e; o efeito citotóxico sobre queratinócitos e fibroblastos, reduzindo a capacidade de reparo dos tecidos moles. Embora as hipóteses aventadas tenham fundamento científico, trabalhos também bem embasados contradizem muitas delas. Tem sido empregada antibioticoprofilaxia em pacientes que fazem uso crônico de BPs e necessitam de intervenções odontológicas invasivas. Conclui-se que estudos sistemáticos se fazem necessários para elucidar a etiopatogenia da ONM-BPs e estabelecer uma prevenção eficaz, visto que a antibioticoprofilaxia se mostra falha.

eervolino@foa.unesp.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

Cavazana, T., Toro, L., Mello Neto, J., Rodrigues, J., Statkievicz, C., Casatti, C., & Ervolino, E. (2014). P-o91G - Osteonecrose dos maxilares associada à terapia com bisfosfonatos: etiologia não elucidada e antibioticoprofilaxia?. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/627