Compostagem: uma medida sustentável para o agronegócio

Autores

  • Ana Paula Lira Costa
  • Carla Torres de Camargo Salustiano
  • Caio Marchesi
  • Teresa Cristina Tarlé Pissarra

Resumo

Visando obter novas técnicas para a gestão de resíduos, o processo de compostagem vem de encontro a essas novas alternativas para a redução e uso consciente dos compostos produzidos. Por meio de técnicas simples, a compostagem é capaz de transformar a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, em um composto, através de um processo biológico feito por microrganismos, podendo ser utilizado como adubo. Assim, a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, por se tratar de um Campus onde há muita produção de resíduo animal e orgânico, viabiliza que este projeto seja cada vez mais explorado, buscando sempre novas técnicas e melhorias através de pesquisas e trabalhos realizados por alunos envolvidos no JabUNESP Recicla.

Palavras-chave: Resíduos, Compostagem, Composto, Orgânico, Adubo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Kiehl EJ. Fertilizantes organicos Piracicaba: ESALQ, 1985 492p.

Oliveira AMG, Dantas JLL. Composto orgânico. I. Cruz das Almas, BA: EMBRAPA-CNPMF, 1995. 12p. i (EMBRAPA-CNPMF. Circular Técnica, 23)

Guse JC, Zulian A, Avila VS, Dörr AC, Rossato MV. Usina de compostagem: uma opção econômica e sustentável. Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental 2012;7(7):1326-34.

Teixeira C. Higienização de lodo de estação de tratamento de esgoto por compostagem termofílica para uso agrícola. [dissertação de mestrado]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2012. 25p.

Orrico Júnior MAP, Orrico ACA, Lucas Jr J. Compostagem dos resíduos da produção avícola: cama de frangos e carcaças de aves. Eng Agríc 2010; 30 (3):538-45.

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

Costa, A. P. L., Salustiano, C. T. de C., Marchesi, C., & Pissarra, T. C. T. (2014). Compostagem: uma medida sustentável para o agronegócio. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/706