Uma iniciativa insólita em laboratório didático – grande retorno pedagógico frente à sustentabilidade

Autores

  • João Roberto Fernandes
  • Homero Marques Gomes

Resumo

O uso didático da reação do íon tiossulfato com ácido clorídrico para elucidar conceitos de cinética química se mostra bastante conveniente para os períodos iniciais dos Cursos de Engenharia, Química, Física e Biologia pela facilidade de observação e tratamento dos dados. Por ano há vinte turmas de vinte alunos perfazendo oitenta grupos que realizam cada experimento. Dentro de nossa iniciativa em microescala, são consumidos 352mL de solução de Na2S2O3 0,300 mol.L-1(16,7g) e 112mL de HCl 2,00 mol.L-1(8,18g), em contra partida, na metodologia tradicionalmente adotada, consomem-se 1680 mL de Na2S2O3(79,7g) e 1920mL de HCl(21,0g). Nossa iniciativa além da redução em quase cinco vezes a geração de resíduos e custo/experimento, também reduz a conversão de SO2 em H2SO4no ambiente.    

Palavras-chave: Sustentabilidade, Resíduos Químicos, Microescala, Cinética Química e SO2.

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Referências

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Publicado

2014-09-25

Como Citar

Fernandes, J. R., & Gomes, H. M. (2014). Uma iniciativa insólita em laboratório didático – grande retorno pedagógico frente à sustentabilidade. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/712