Sustentabilidade ambiental: gerenciamento de resíduos odontológicos no serviço público
Resumo
Objetivou-se verificar o conhecimento dos profissionais de Odontologia atuantes nas Unidades de Saúde de 11 municípios, sobre o manejo dos Resíduos de Serviço de Saúde (RSS). O instrumento de coleta de dados foi um questionário; realizou-se análise descritiva e aplicaram-se os testes do qui-quadrado e o Exato de Fisher. Do total (n=74) dos profissionais, 40,5% não responderam de forma correta como descartar os sugadores e luvas infectados, 20,3% sobre os resíduos perfurocortantes, 32,4% sobre as soluções utilizadas para revelação e fixação de RX. Além disso, houve diferença estatisticamente significante (p=0,0007) entre as variáveis “informação sobre tema” e “descarte de perfurocortantes”. Conclui-se que o conhecimento sobre o descarte dos RSS ainda é falho, refletindo a importância de capacitá-los.Palavras-chave: Gerenciamento de Resíduos, Legislação Sanitária, Resíduos Odontológicos.
Downloads
Referências
Gomes LP, Esteves RVR. Análise do sistema de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde nos municípios da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil. Eng Sanit Ambient. 2012;17(4):377-84.
Oliveira CRDR, Pandolfo A, Martins MS, Gomes AP, Dal Moro L. Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde: Avaliação dos Procedimentos Adotados no Hospital da Cidade de Guaporé-RS. HOLOS. 2013;29(2):251-60.
Alves SB, Souza ACS, Tipple AFV, Rezende KCD, Rezende FR, Rodrigues EG. Manejo de resíduos gerados na assistência domiciliar pela Estratégia de Saúde da Família. Rev Bras Enferm. 2012; 65(1):28-34.
Pereira MS, Alves SB, Souza ACS, Tipple AFV, Rezende FRR, Rodrigues EG. Gerenciamento de resíduos em unidades não hospitalares de urgência e emergência. Rev Latino-Am Enfermagem. 2013;21(spe):259:66.