Contaminação ambiental e radiografia convencional: preocupação com descarte das soluções processadoras
Resumo
O gerenciamento dos Serviços de Saúde é o processo utilizado para minimizar os efeitos adversos causados pelos resíduos tóxicos, diminuindo o impacto ambiental. Nos consultórios odontológicos a radiografia é um dos principais exames auxiliares ao diagnóstico, mas é um potencial gerador de resíduos tóxicos. O material de radiologia, como as soluções processadoras, produz risco ambiental quando não descartado de forma correta, pois a prata, presente em soluções químicas utilizadas durante o processo de revelação, é considerado tóxico para o ser humano. Nesse sentido, tem havido uma preocupação com o descarte correto de resíduos gerados em Radiologia ao executar exames radiográficos convencionais e para orientar e conscientizar os acadêmicos sobre o assunto.Palavras-chave: Resíduos do Serviço de Saúde, Gerenciamento, Radiologia, Solução Processadora.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama. Resolução no358, de 29 de abril de 2005. Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos de serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 04 de maio de 2005.
Brasil. Ministério do Trabalho. Portaria no485–NR32 de 11 de novembro de 2005. Dispõe sobre segurança e saúde do trabalho em estabelecimentos de saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 de novembro de 2005b.
Kaster FPB, Baldissera EFZ, Lund RG. Aspectos radiológicos relacionados com a sustentabilidade no serviço odontológico. Rev Bras Pesq Saúde 2011;13(4): 54-9.