Descarte de perfurocortantes pelos profissionais da odontologia em um município do noroeste do estado de São Paulo
Resumo
Objetivou-se neste trabalho verificar o conteúdo rejeitado nos recipientes de descarte de perfurocortantes, baseado no comportamento revelado pelos cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal da rede pública odontológica do município de Araçatuba-SP. Coletaram-se os recipientes de descarte de todas as unidades odontológicas da rede municipal. O conteúdo foi depositado sobre uma mesa forrada e separado com a ajuda de uma pinça longa. Do total de 48 unidades odontológicas, coletaram-se 38 recipientes de descarte de perfurocortantes. Na quase totalidade dos recipientes encontrou-se materiais não perfurocortantes descartados. Conclui-se que é negligenciada a finalidade do recipiente, o que leva a diminuição da vida útil do mesmo e consequente aumento do gasto pela prefeitura com novas embalagens.Palavras-chave: Agulhas, Resíduos Odontológicos, Recursos Humanos em Odontologia
Downloads
Referências
Garbin AJÍ, Hidalgo LRC, Sumida DH. Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS): para consultório odontológico. In: Garbin AJÍ, Garbin CAS, Rovida TAS. Caminhos para uma odontologia segura: a prática com responsabilidade. Guararapes: Moço; 2012. p.171-184.
Garbin AJÍ, Martins RJ, Arcieri RM. Recomendações para minimizar ou impedir a transmissão de agentes infecciosos. In: Garbin AJÍ, Garbin CAS, Rovida TAS. Caminhos para uma odontologia segura: a prática com responsabilidade. Guararapes: Moço; 2012. p.153-170.
Martins RJ, Garbin CAS, Garbin AJÍ, Miguel N. La práctica de recapsular agujas por profesionales de la salud y condiciones de los depósitos de material corto-punzante. Cienc. Trab. 2012; 14(44):185-188.