Atendimento humanizado:perfil e expectativas de odontolandos

Autores

  • LC Capalbo
  • M Carminatti
  • BC Capalbo
  • MTS Cury
  • LG Fiorin
  • CM Wada
  • RS Fajardo
  • MCR Alves Rezende

Resumo

A formação do Cirurgião-Dentista baseada em projeto pedagógico focado em cidadania contextualizada com as reais demandas da comunidade implica na formação do profissional que compreende o acolhimento ao paciente para além da habilidade técnica. Avaliou-se o perfil e as expectativas dos concluintes do Curso Noturno FOA/UNESP frente ao atendimento humanizado, no qual se articulam avanços tecnológicos, comportamento ético e cuidados voltados às necessidades dos pacientes.. Realizou-se estudo transversal no qual se voluntariaram 40 concluintes (21-25anos/75% mulheres) que responderam questionário autoaplicável (desenvolvido pela Disciplina de Humanidade e Saúde) dividido em: Parte I - Dados demográficos (sexo/idade) e Parte II - Atitudes em relação à humanização no atendimento/10 questões de múltipla escolha. Os resultados apontaram que embora 65% relataram ter recebido ao longo do curso informações e conceitos sobre atendimento humanizado em saúde, considerado palavra de ordem na Odontologia por 82,5%, cerca de 72,5% dos acadêmicos não se sentem capazes de articular o conhecimento adquirido a uma percepção do conjunto da sociedade e de suas circunstâncias. Para 17,5% dos concluintes há muita ênfase à produtividade e pouca integração entre disciplinas. Um total de 22.5% afirmaram sentir-se e distanciados e pouco comprometidos com valores de promoção de saúde. Os resultados obtidos sinalizam formação de profissional com treinamento técnico eficiente mas pouco articulado com estratégias de atendimento/acolhimento que permitam resolutividade dos problemas de saúde bucal.

Descritores: Humanização da Assistência, Recursos Humanos em Odontologia, Instituições Acadêmicas

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Publicado

2014-10-03

Como Citar

Capalbo, L., Carminatti, M., Capalbo, B., Cury, M., Fiorin, L., Wada, C., Fajardo, R., & Alves Rezende, M. (2014). Atendimento humanizado:perfil e expectativas de odontolandos. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/728