O envelhecimento na visão de estudantes de Odontologia
Resumo
Os idosos são um grupo cada vez mais representativo em nossa sociedade. Torna-se imperativo medidas criativas e de vanguarda que permitam à sociedade a compreensão do envelhecimento como um processo natural. A promoção de saúde bucal a esta parcela da população é tanto mais eficiente quanto mais positiva a atitude do C irurgião-Dentista frente ao envelhecimento. O propósito deste trabalho foi avaliar junto aos acadêmicos dos cursos de graduação em Odontologia (Integral e Noturno) da Faculdade de Odontologia de Araçatuba/Unesp o conteúdo e a organização dos estereótipos sobre os idosos por meio de questionário autoaplicável elaborado pela Disciplina de Humanização e Saúde, contendo 20 questões fechadas. Foram voluntários 140 acadêmicos (18-36 anos/75% mulheres). Os resultados obtidos apontaram que 47% dos acadêmicos acreditam ser difícil enfrentar a ideia da própria morte enquanto 44% sentem medo da debilidade física e 47% consideram a velhice uma fase desinteressante da vida. Ser ativo, estar entre amigos e desfrutar a velhice são possibilidades para 41, 76 e 93%, respectivamente. A vida vale a pena ser vivida para 75% dos entrevistados enquanto sentir-se feliz como na juventude e satisfeito com o que se viveu é possível para 80 e 90% dos acadêmicos, respectivamente. Crenças coletivas negativas (improdutivos, incapazes, inaptos ou tristes) foram apontadas por 77% dos estudantes. Com base na metodologia empregada e resultados obtidos concluiu-se que os estudantes de Odontologia avaliados apresentaram atitudes positivas e crenças negativas em relação à velhice, com a maior parte do conteúdo negativo expressado sendo atribuído à sociedade.Descritores: Humanização da Assistência, Recursos Humanos em Odontologia, Instituições Acadêmicas.
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Publicado
2014-10-03
Como Citar
CMBF, F., Bagio, D., Araújo, H., Cury, M., Fiorin, L., Oliveira, J., Fajardo, R., & Alves Rezende, M. (2014). O envelhecimento na visão de estudantes de Odontologia. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/734
Edição
Seção
Ciências Básicas