Humanização do atendimento em saúde:perfil dos Cirurgiões-Dentistas

Autores

  • LG Fiorin
  • CT Guerra
  • CM Wada
  • ALR Rangel
  • MTS Cury
  • APM Bertoz
  • RS Fajardo
  • MCR Alves Rezende

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia destacam a Humanização da Educação como um dos aspectos fundamentais para a concretização de novas bases para a Educação Superior pois coloca o homem como o centro do processo de construção da cidadania, comprometida e integrada à realidade social e epidemiológica, às políticas sociais e de saúde, oportunizando a formação profissional contextualizada com os reais problemas brasileiros, além de transformadora destes. Dessa forma, construir projetos pedagógicos humanizados torna-se um desafio para as Instituições de Ensino Superior, responsáveis pela formação do profissional que atua e atuará nos Serviços de Saúde. Humanizar o atendimento não é apenas chamar o paciente pelo nome, nem ter um sorriso nos lábios constantemente, mas também compreender seus medos, angústias, incertezas, dando-lhes apoio e atenção permanente. A humanização na Odontologia mostra-se relevante atualmente, uma vez que os princípios da integralidade da assistência e equidade demandam práticas focadas na dignidade do Cirurgião-Dentista e do paciente. Construir projetos pedagógicos humanizados torna-se um desafio na formação do profissional de saúde e por meio de estudo transversal no qual foram incluídos indivíduos que participaram voluntariamente por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A população-alvo incluiu Cirurgiões-Dentistas do Estado de São Paulo. Para tanto responderam formulário autoaplicável (desenvolvido pela Disciplina de Humanidade e Saúde da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP), dividido em duas partes: Parte I – Dados demográficos (sexo/idade) e Parte II – Atitudes em relação à humanização no atendimento em 10 questões de múltipla escolha. Os resultados obtidos no presente trabalho apontam para maior humanização no atendimento no consultório odontológico de forma destacada em relação aos eixos 7 (Comentários desfavoráveis sobre o trabalho realizado por outros colegas – Identificar e manter-se em silencio diante de iatrogênias realizadas pelos colegas) e 9 (Omissão de informações técnicas necessárias à decisão) e os piores para os eixos 1(Relacionar se bem com o paciente tratando o como um todo/Falta de visão integral do paciente) e 4 (Aliciamento de pacientes – Concorrência profissional pelo mercado de trabalho). Oos resultados obtidos apontam fortemente para a necessidade de adequação do conteúdo curricular na formação do profissional na área odontológica, conteúdo este pertinente às ementas das disciplinas de Humanização em Saúde, ainda não obrigatórias nos projetos pedagógicos dos cursos de Odontologia.

Descritores: Humanização da Assistência, Recursos Humanos em Odontologia

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Publicado

2014-10-06

Como Citar

Fiorin, L., Guerra, C., Wada, C., Rangel, A., Cury, M., Bertoz, A., Fajardo, R., & Alves Rezende, M. (2014). Humanização do atendimento em saúde:perfil dos Cirurgiões-Dentistas. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/766