Oral 03. O consumo de água na Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP

Autores

  • Isabel Cristina Lui Poi
  • Eduardo Moure Cícero
  • Wilson Roberto Poi
  • Ana Maria Pires Soubhia
  • Paulo Henrique de Souza
  • Patrick Santos Nogueira da Silva
  • Cláudio Vendrame
  • Antônio Carlos de Carvalho

Resumo

O grande diferencial do Planeta Terra, que favorece a vida no formato que encontramos aqui, é a água. De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Segundo especialistas da SABESP, gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais1. A falta de informação da população quanto ao uso controlado de água nas residências, escritórios, escolas e demais prédios, associada à falta de incentivo aos consumidores para evitar o desperdício de água, são fatos que preocupam na perspectiva do desenvolvimento sanitário2. Com base nestas observações, o presente trabalho tem a finalidade de apresentar à comunidade os dados quantitativos sobre o consumo de água na Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP. O objetivo é mostrar dados concretos para provocar reflexões que promovam mudanças comportamentais e motivar a criatividade para o consumo racional da água. Medidas simples e urgentes devem ser aplicadas para transformar este cenário nada promissor: controle do consumo de água e redução do desperdício; controle do consumo total em setores que apresentam grandes demandas; introdução de equipamentos economizadores e a realização de campanhas de educação ambiental junto à comunidade universitária3. A utilização racional da água não é somente uma questão de sobrevivência individual, mas de toda a humanidade. A preservação do meio ambiente é responsabilidade de cada um de nós.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SABESP – Uso Racional da Água – Disponível em: http://www.sabesp.com.br/ - Acesso em: 14 de jan. 2015

NAKAGAWA, A.K. Caracterização do Consumo de Água em Prédios Universitários: o Caso da UFBA. 2008. 183p. Dissertação (Mestrado Profissional em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais no Processo Produtivo) – Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2008.

OLIVEIRA, M.A.; STEFANELLI, A. Estudo sobre o uso racional de água no campus da UNIFEB: Estudo de caso do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos–SP. 2009. 100p. Monografia (graduação) – Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, Barretos, 2009.

Downloads

Publicado

2015-01-29

Como Citar

Poi, I. C. L., Cícero, E. M., Poi, W. R., Soubhia, A. M. P., Souza, P. H. de, Silva, P. S. N. da, Vendrame, C., & Carvalho, A. C. de. (2015). Oral 03. O consumo de água na Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/856