Método de educação em saúde bucal para estudantes

Autores

  • Marlene Cabral Coimbra da Cruz
  • Mateus Ferreira Assis
  • Thaís Costa Fernandes
  • Luciana Estevam Simonato
  • Mônica Kina
  • Martha Suemi S Sakashita

Resumo

Introdução: A cárie dentária é uma doença multifatorial muito comum em crianças, e que ocorre pela interação de bactérias, dieta cariogênica, presença de biofilme, entre outros. Os hábitos de higiene oral são primordiais para sua prevenção e controle, e devem ser iniciados logo após a irrupção dos primeiros dentes. O cirurgião dentista tem importante função na educação das crianças na incorporação destes hábitos, sendo o ambiente escolar um local bastante adequado para este trabalho. Objetivo: Realizar um programa de educação e motivação em saúde bucal com escolares de 9 a 12 anos em escola municipal. Material e Método: Foi aplicado um questionário com as crianças em dois momentos distintos: antes e depois da realização de um método educativo e também dois questionários aos responsáveis: qualidade de vida e nível socioeconômico. Resultados: Após as orientações 100% (n=64) dos alunos responderam saber sobre a doença cárie e da necessidade de higienizar a boca três ou mais vezes ao dia, 98,4% (n=63) assinalaram que se deve usar escova, pasta e fio dental para higienização bucal, 79,6% (n=51) dos alunos disseram que comer muito doce, não escovar os dentes e não usar fio dental faz mal aos dentes. Conclusão: Houve melhora significativa no número de respostas corretas obtidas após as atividades de orientação, o que demonstra que os alunos aumentaram seus conhecimentos com relação à saúde bucal.

Descritores: Educação em Saúde; Saúde Bucal; Prevenção & Controle.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Cruz, M. C. C. da, Assis, M. F., Fernandes, T. C., Simonato, L. E., Kina, M., & Sakashita, M. S. S. (2015). Método de educação em saúde bucal para estudantes. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4(5). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/915

Edição

Seção

Artigos