Aspectos psicológicos e sua relação com a prótese total: relato de caso

Autores

  • Baptista PHS, Miranda JS, Carvalho RLA

Resumo

Os fatores psicossociais são os que mais motivam o paciente a procurar atendimento odontológico, e é um dos que influenciam na satisfação do paciente em relação à prótese total, estando também envolvido com a inserção do mesmo nas relações sociais e na sociedade. O objetivo do trabalho é apresentar um caso clínico onde houve uma diminuição da auto-estima da paciente em decorrência do uso de prótese total inadequada. O caso clínico é de uma paciente de 47 anos, usuária de prótese total convencional desde os 21 anos e por apresentar uma restrição financeira, utilizou a mesma prótese total durante 26 anos. Ao longo deste tempo, com a perda da qualidade das próteses, a paciente iniciou um ciclo de queda da auto-estima, resultando em diminuição do convívio social. A partir do momento em que a mesma iniciou o uso das novas próteses totais, ela relatou uma melhora na sua auto-estima, retornando ao convívio social. O profissional deve estar apto a perceber o estado emocional dos pacientes, atentar para valorização da função e da estética como um fator que altera a auto-estima, bem como estar sempre atento ao anseio dos indivíduos que buscam o tratamento com prótese total convencional.

Descritores: Autoimagem; Prótese Total; Reabilitação Bucal.

Referências

  1. Batista VES, Almeida DAF, Verri FR, Pellizzer EP. Nível de Satisfação dos Pacientes Edêntulos Reabilitados com Prótese Total na Faculdade de Odontologia de Adamantina - FAI. UNOPAR Cient Ciênc Biol Saúde. 2013; 15(2):135-39.
  2. Abreu CW, Munhoz E. Os fatores que influenciam na satisfação do paciente submetido a tratamento de prótese total convencional. HU Revista. 2011; 37(4):413-19.
  3. Soares SLB, Rodrigues RA, Ribeiro RA, Rosendo RA. Avaliação dos usuários de prótese total, abordando aspectos funcionais, sociais e psicológicos. Rev Saúde Ciênc. 2015; 4(2):19-27.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Carvalho RLA, B. P. M. J. (2018). Aspectos psicológicos e sua relação com a prótese total: relato de caso. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3275