Instalação de implante imediato em região estética como tratamento conservador de dente com fratura de raiz após trauma dental: relato de caso clínico

Autores

  • Genaro V, Santinoni CS

Resumo

Após traumatismo dentário, para os casos em que a exodontia é indicada, várias vantagens são obtidas com a instalação de um implante no momento da extração dentária. O objetivo deste relato de caso foi discutir o uso de planejamentos de instalação de implantes imediatos para reabilitação de dentes fraturados. Paciente compareceu ao consultório particular com queixa de hibersensibilidade e dor ao mastigar no dente 11, após um trauma na região. No exame clínico, o dente apresentava-se com alteração de cor, dor à percussão e palpação, mobilidade grau 3, extrusão e resposta negativa ao teste térmico de sensibilidade pulpar. No exame radiográfico, foi observada fratura radicular longitudinal, confirmada, posteriormente, no exame de tomografia computadorizada volumétrica cone beam. Foi proposto como tratamento a exodontia do dente 11 e instalação imediata de um implante (hexagonal externo, de 3,75 x 13 mm, de superfície tratada), além da confecção de uma coroa provisória com finalidade estética. A estabilidade primária obtida na instalação do implante foi de 15 N/cm. Assim, foi proposto um período de 4 meses de cicatrização (fase atual). O paciente se encontra satisfeito com o tratamento realizado até o momento, o que determina o sucesso do caso apresentado. Pode-se concluir que a instalação de implante imediato após a extração dentária pode ser indicada em casos de fratura dentária, pois assim se estará preservando a estrutura óssea, mantendo a arquitetura gengival e devolvendo função e estética, reabilitando o paciente mais rapidamente.

Descritores: Traumatismo dentário; Extração Dentária; Implantação Dentária; Osseointegração.

Referências

  1. Romanos G, Froum S, Hery C, Cho S-C, Tarnow D. Survival rate of immediately vs delayed loaded implants: analysis of the current literature. J Oral Implantol. 2010; 36(4):315-24.
  2. Gelb DA. Immediate implant surgery: three-year retrospective evaluation of 50 consecutive cases. Int J Oral Maxillofac Implants. 1993; 8(4):388-99.
  3. Schropp L, Kostopoulos L, Wenzel A. Bone healing following immediate versus delayed placement of titanium implants into extraction sockets: a prospective clinical study. Int J Oral Maxillofac Implant. 2003; 18(2):189-99.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Santinoni CS, G. V. (2018). Instalação de implante imediato em região estética como tratamento conservador de dente com fratura de raiz após trauma dental: relato de caso clínico. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3336