Tecnologia digital para fabricação de próteses totais - relato de casos

Autores

  • Tôrres ACSP, Cardoso RG, Silva AFL, Carreiro AFP

Resumo

O uso de tecnologia CAD/CAM para fabricar próteses totais removíveis (PT) digitais reduz o número de sessões clínicas, elimina modelo de gesso e montagem em articulador, bem como, exclui o processamento laboratorial convencional. O objetivo deste relato de casos é apresentar a sequência de trabalho envolvida na fabricação de PTs digitais. No primeiro caso clínico, para confecção de uma prótese total superior, a PT superior da paciente foi duplicada, e com a réplica da PT realizou-se moldagem funcional e registro oclusal. No segundo caso, para confecção de PTs bimaxilares, os planos de orientação foram confeccionados nos modelos anatômicos e, em seguida, após os ajustes estéticos e funcionais, suas bases em resina foram usadas para moldagem funcional. Os moldes e registros foram escaneados com o “3Shape TRIOS®” e o desing digital das novas próteses foram construídos em um software AvaDent. Após a aprovação do desing virtual, a prótese monomaxilar monolítica foi fresada e em seguida foi instalada. Já no segundo caso, as PTs bimaxilares foram fresadas em um disco específico para PT de teste “Try-in” e após a prova clínica e aprovação da paciente as mesmas foram encaminhadas para fresagem. Assim, conclui-se que a reabilitação com PTs digitais pode ser uma opção viável para reabilitações de pacientes edêntulos, uma vez que pode tornar o tratamento mais simples e rápido com manutenção da qualidade técnica e longevidade das próteses.

Descritores: Prótese Dentária; CAD-CAM; Reabilitação.

Referências

  1. Goodacre BJ, Goodacre CJ, Baba NZ, Kattadiyil MT. Comparison of denture base adaptation between CAD-CAM and conventional fabrication techniques. J Prosthet Dent. 2016 Aug;116(2):249-56.
  2. Al Helal A, AlRumaih HS, Kattadiyil MT, Baba NZ, Goodacre CJ. Comparison of retention between maxillary milled and conventional denture bases: A clinical study. J Prosthet Dent. 2017 Feb;117(2):233-38.
  3. Steinmassl O, Dumfahrt H, Grunert I, Steinmassl PA. CAD/CAM produces dentures with improved fit. Clin Oral Investig. 2018. doi: 10.1007/s00784-018-2369-2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Silva AFL, Carreiro AFP, T. A. C. R. (2018). Tecnologia digital para fabricação de próteses totais - relato de casos. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3379