Humanização no atendimento odontológico

Authors

  • Geisimara Martins de Araujo, Lucieni Cristina Trovati Moreti, Karina Gonzalez Camara Fernandes
  • Luciana Estevam Simonato, Marlene Cabral Coimbra da Cruz

Abstract

Humanizar é ofertar atendimento de qualidade com acolhimento, melhoria do ambiente e das condições de trabalho dos profissionais. A satisfação do usuário é um dos fatores que determina a qualidade do atendimento nos serviços de saúde, e muitos profissionais não associam o sucesso do tratamento à satisfação do paciente, onde reside a falha do profissional. Revisar a literatura sobre humanização no atendimento odontológico. Foram utilizados artigos de dados da SCielo, PubMed/Medline de 2004 a 2018. Muitos pacientes apresentam medos, traumas, ansiedade e expectativas, e o profissional da saúde deve estar habilitado a lidar com esses temores. Em 2003, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Humanização (PNH) e/ou HumanizaSUS, proposta para humanizar a área de assistência no SUS. Na odontologia, a disparidade entre o que o paciente espera do atendimento daquela que o cirurgião-dentista identifica como necessidade real é responsável pela dissonância de satisfação quanto aos resultados finais, e muitos profissionais não associam o sucesso do tratamento à satisfação do paciente. A falha do profissional em detectar a expectativa do paciente ou em fazê-lo compreender os objetivos do tratamento pode se tornar um motivo de atrito entre ambos. Por isso, o atendimento odontológico deve ser baseado na interação profissional-paciente, que ocorre por meio de uma comunicação adequada, onde entender as expectativas do paciente não é uma tarefa fácil. Os pacientes se sentem seguros ao serem atendidos por um dentista com habilidades técnicas, mas querem também um atendimento humanizado e acolhedor, que minimize a ansiedade odontológica, que ainda é um fator constante no atendimento odontológico. 

Descritores: Humanização em Saúde; Atendimento Humanizado; Tratamento Odontológico Humanizado.

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Published

2018-10-31

How to Cite

Karina Gonzalez Camara Fernandes, G. M. de A. L. C. T. M., & Marlene Cabral Coimbra da Cruz, L. E. S. (2018). Humanização no atendimento odontológico. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Retrieved from https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3733