Aplicação da psicoterapia e psicoeducação na disfunção temporomandibular
Resumen
A etiologia da Disfunção Temporomandibular (DTM) é multifatorial, incluindo fatores psicológicos como estresse, ansiedade e depressão enquanto causas influentes. Todavia, são escassos os estudos que discutam a eficácia das intervenções psicoterapêuticas e psicoeducativas no tratamento da DTM. Diante disso, este trabalho tem por objetivo apresentar projeto de pesquisa que propõe avaliar pacientes diagnosticados com sintomas clínicos da disfunção, compreendendo a correlação da dor muscular e articular com aspectos psicológicos, bem como se técnicas psicoterápicas influenciam na eficácia do tratamento. Para avaliação serão utilizados instrumentos que mensuram a intensidade de sintomas de estresse, ansiedade e depressão por meio do ISSL (Inventário de sintomas de stress de Lipp) e das Escalas de Beck (BDI – Beck Depression Inventory e BAI – Beck Anxiety Inventory). Além da aplicação dos inventários, será realizada psicoterapia breve e relaxamento progressivo para os grupos experimentais. Os resultados visam identificar eventuais diferenças entre as amostras do grupo controle e dos grupos experimentais, descrevendo a eficiência das intervenções. Parecer CEP 2.006.396Descritores: Síndrome da Disfunção Temporomandibular; Psicoterapia Breve; Medicina Psicossomática.
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Publicado
2017-11-26
Cómo citar
Oliveira, F. C. S. de, Manzatti, A. B. P., & Fajardo, R. S. (2017). Aplicação da psicoterapia e psicoeducação na disfunção temporomandibular. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2307
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