Experiência docente no cursinho pré-vestibular: reflexão sobre a contribuição na formação acadêmica e social do graduando
Resumen
Há tempos, vimos o crescimento de ações voltadas à democratização do ensino no Brasil. Nesse contexto, surgiu o cursinho pré-vestibular DACA, um projeto de extensão faculdade de Odontologia de Araçatuba que vem auxiliando estudantes que não têm condições de arcar com os custos dos cursinhos particulares. Os docentes são graduandos dos cursos de Odontologia e Medicina Veterinária, que ministram aulas nas disciplinas a eles atribuídas. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência extensionista, fazer uma reflexão sobre a contribuição para a formação acadêmica dos graduandos e relatar a importância do projeto como promotor de futuros cidadãos mais críticos e conscientes de seu papel na sociedade. A experiência em ministrar aulas no cursinho pré-vestibular tem sido muito gratificante, prazerosa e acima de tudo tem o papel de proporcionar aos acadêmicos uma sensação única de ter além de uma formação técnica específica, a oportunidade de vivenciar a sociedade, os problemas nela inseridos e ainda de sentir que são parte da solução destes problemas. O universitário obtém com essa atividade uma dose especial de cidadania e uma acurada experiência na docência. A preocupação com a didática associada à criatividade do jovem professor tem superado as expectativas, e é este um dos motivos do sucesso deste importante projeto de inserção social. Temos ainda a certeza de dar aos alunos de escolas públicas a oportunidade de ingressar no ensino superior.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-10-28
Cómo citar
Brasilino, M., Santos, L., Momesso, G., & Soubhia, A. (2013). Experiência docente no cursinho pré-vestibular: reflexão sobre a contribuição na formação acadêmica e social do graduando. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2(4-Supp.2). Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/236
Número
Sección
Conteúdo