Psicologia do trabalho e o Programa Saúde nas Escolas: um olhar à saúde mental do professor
Resumen
O Programa Saúde nas Escolas (PSE) é uma política intersetorial que visa à integração e articulação permanente da educação e saúde. O PSE tem três componentes: avaliação clínica e psicossocial, promoção e prevenção à saúde, e formação. Objetiva-se relatar a experiência de ações de saúde vinculadas ao PSE propostas pela psicóloga residente da saúde da família, em uma unidade básica de saúde e em três escolas do território, no município de Londrina. Aos professores e gestores são ofertados matriciamentos e capacitações a respeito dos diversos temas que compõe o ambiente escolar, contribuindo com a formação destes, e ainda encontros de reflexões sobre o trabalho, criando um espaço de escuta das aflições referentes ao cotidiano de trabalho dos professores. Durante o segundo semestre de 2017 serão feitos de três a cincos encontros temáticos por escola. Os encontros já realizados indicam que a saúde deve também se preocupar com os professores e gestores, não apenas com os estudantes que são alvos da maioria das ações de saúde propostas nas escolas. Observou-se que propor espaços de reflexão sobre o trabalho no próprio ambiente e horário de trabalho é algo inusitado no cotidiano dos professores e de extrema necessidade devido aos problemas que assolam sua profissão: desmanche político, precarização das condições de trabalho, baixa remuneração, dentre outros. Ações como a descrita aqui dão espaço de tratamento das dimensões invisíveis do trabalho dos professores, pretendendo, assim, colaborar por uma educação pública de mais qualidade.Descritores: Saúde Mental; Professores; Psicologia do Trabalho.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-26
Cómo citar
Ortolan, M. L. M. (2017). Psicologia do trabalho e o Programa Saúde nas Escolas: um olhar à saúde mental do professor. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2362
Número
Sección
Conteúdo