Diagnóstico diferencial de esclerose óssea com proservação – relato de caso clínico

Autores/as

  • Marlice Hayumi Theles Okumura
  • Úrsula Aparecida Escalero Silva
  • Éder Ricardo Biasoli

Resumen

Ao profissional se deparar com casos de “achados radiográficos”, o exame clínico bem elaborado é fundamental para a orientação diagnóstica e o planejamento terapêutico. O presente trabalho tem como finalidade apresentar um caso de osteomielite crônica esclerosante focal (OCEF), cujo diagnóstico deve ser clínico, mas para tanto deve ser excluídas outras possibilidades diagnósticas, ponderando juntamente com o exame clínico para fechamento do diagnóstico definitivo. Paciente do sexo feminino, 41 anos, compareceu a Faculdade de Odontologia do Campus de Araçatuba – Unesp, para tratamento endodôntico. Durante avaliação radiográfica periapical constatou-se presença de uma imagem radiopaca difusa, irregular, localizado na maxila em área edêntula adjacente ao elemento a ser obturado com ausência de sintomatologia. Para melhor visualização da extensão da imagem radiopaca e possibilidade de lesões múltiplas, foi solicitado uma radiografia panorâmica. Como diagnóstico clínico foi sugerido OCEF, esclerose óssea idiopática, cementoblastoma e displasia cemento óssea periapical. Devido ausência de sintomatologia clinica e descoberta de uma radiografia do elemento que foi extraído, observou-se imagem anteriormente à exodontia semelhante à OCEF, o que auxiliou sobremaneira o fechamento do diagnóstico. A anamnese pouco investigada e a falta de conhecimento sobre a etiologia da OCEF pode induzir o profissional a realizar uma intervenção cirúrgica na área, o que acarretaria complicações desnecessárias, uma vez que o diagnóstico dessa alteração é eminentemente clínico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Lima ENA, Carvalho CHP, Pereira JS, Medeiros AMC, Galvão HC, Germano AR. Relato de osteomielite esclerosante difusa em paciente diabético. Ver. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-fac. 2010; 10(2): p.19 – 23.

Santos KCP, Oliveira AS, Hesse D, Buscatti MY, Oliveira JX. Avaliação de radiografias panorâmicas objetivando o cotejamento entre os motivos da solicitação e eventuais achados radiográficos. Rev Inst Ciênc Saúde. 2007; 25(4):419-22.

Bittencourt S, Meira AL, Ferreira PS, Tunes UR, Ribeiro EDP, Casati MZ. Displasia cementária periapical – relato de caso. Rev Inst Ciênc Saúde. 2007; 25(3):319-21.

Publicado

2012-10-31

Cómo citar

Okumura, M. H. T., Silva, Úrsula A. E., & Biasoli, Éder R. (2012). Diagnóstico diferencial de esclerose óssea com proservação – relato de caso clínico. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 1(1-Suppl.1). Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/27