Cirurgia de levantamento de seio maxilar: análise comparativa entre o uso de biomaterial e coágulo

Autores

  • Junger B, Cervantes LCC, Silva L de F, Lima VN, Faverani LP, Mendonça MR, Okamoto R, Pelizzer EP

Resumo

O objetivo desta revisão sistemática foi realizar uma análise comparativa do uso ou não de biomaterial de enxerto em cirurgias de levantamento de seio maxilar. Estudos relevantes publicados nos últimos 10 anos foram identificados através de uma pesquisa nas bases de dados Pubmed/MEDLINE, ScienceDirect e Cochrane Library. A pesquisa inicial resultou em 1037 artigos. Os critérios de inclusão foram artigos escritos em língua inglesa, ensaios clínicos, cirurgias de elevação do seio maxilar por técnica de janela lateral associada a instalação de implantes com acompanhamento de no mínimo 6 meses. Como critérios de exclusão foram consideradas estudos com animais, relatos de casos, série de casos, revisão de literatura e revisão sistemática. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 16 artigos permaneceram. O pós-operatório de 436 pacientes foram acompanhados variando de 6 meses a 11 anos. No total, 868 implantes foram instalados em 397 seios maxilares. A taxa de sobrevivência do implante foi de 96,00% para cirurgias realizadas sem material de enxerto e 99,6% para aquelas em que foi utilizado biomaterial em um período de acompanhamento de 48 a 60 meses. Em conclusão, a cirurgia de elevação do seio maxilar, com ou sem material de enxerto é um procedimento seguro com baixa taxa de complicações e resultados previsíveis.

Descritores: Levantamento do Assoalho do Seio Maxilar; Implantes Dentários; Osteogênese.

Referências

  1. Testori T, Weinstein RL, Taschieri S, Del Fabbro M. Risk factor analysis following maxillary sinus augmentation: a retrospec-tive multicenter study. Int J Oral Maxillofac Implants 2012; 27:1170–6.
  2. Froum SJ, Khouly I, Favero G, Cho SC. Effect of maxillary sinus membrane perfora-tion on vital bone formation and implant survival: a retrospective study. J Periodontol 2013; 84: 1094–9.
  3. Tatum Jr H. Maxillary and sinus implant reconstructions. Dent Clin North Am 1986; 30:207–29.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Lima VN, Faverani LP, Mendonça MR, Okamoto R, Pelizzer EP, J. B. C. L. S. L. de F. (2018). Cirurgia de levantamento de seio maxilar: análise comparativa entre o uso de biomaterial e coágulo. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3292