Manipulação de tecido mole durante a reabertura de implantes. Relato de caso

Autores

  • Santos RC, Simonato LE, Nagata MJH, Campos N, Bortoluzo PH

Resumo

A formação de papila na região entre implantes tem sido muito discutida, sendo que técnicas realizadas para tal objetivo visam não apenas estética, como também funcionalidade. A técnica cirúrgica desenvolvida por Palacci (2001) é comumente utilizada por cirurgiões-dentistas durante a reabertura dos implantes. O presente relato de caso descreve a utilização da técnica de Palacci durante a reabertura de implantes para reconstrução de tecido mole entre implantes. Paciente de sexo masculino, leucoderma, 61 anos, compareceu à clínica odontológica especializada queixando-se da ausência dos dentes 34, 35 e 36 e procurando a reabilitação oral com implantes. Após anamnese, exame clínico e análise do exame radiográfico, optou-se pela instalação de três implantes na região dos elementos 34-36. Durante a reabertura destes implantes, realizou-se a técnica de Palacci para melhor acomodação do tecido mole entre os implantes e favorecer a formação de papila nesta região. Oito meses após a reabertura dos implantes, observamos o preenchimento da região interproximal dos mesmos com tecido mole, demonstrando que a técnica empregada foi eficaz na reconstituição e manutenção do tecido mole periimplantar, devolvendo a estrutura gengival saudável ao redor do implante. Após 01 ano da instalação das próteses definitivas, constatamos a manutenção deste tecido mole na região periimplantar. Pode-se concluir que a técnica de Palacci foi adequada para proporcionar a formação de papila entre implantes, restabelecendo o contorno apropriado dos tecidos moles periimplantares.

Descritores: Papila Dentária; Reabilitação Bucal; Periodontia.

Referências

  1. Blatz MB, Horzeler MB. Reconstruction of the lost interproximal papila-presentation of surgical and nonsurgical approaches. Int J Periodontics Restorative Dent. 1999; 19(4):395-406.
  2. Palacci P. Esthetic Implant Dentistry.Illinois: Quintessence; 2001.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Nagata MJH, Campos N, Bortoluzo PH, S. R. S. L. (2018). Manipulação de tecido mole durante a reabertura de implantes. Relato de caso. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3340