Desenvolvimento de livros infantis como recursos didáticos educacionais em saúde bucal
Resumen
Justificativa: Com a percepção da falta de acesso às informações odontológicas por parte de crianças e de seus responsáveis fez o projeto da criação de livros infantis da ‘Dra. Tulipa e sua turma’ como um meio de contribuição nesse cenário. Objetivo: Descrever sobre o desenvolvimento de livros infantis como recursos didáticos educativos em saúde bucal. Relato de Experiência: A produção independente dos livros infantis foi realizada por uma odontopediatra e apoio de ilustradores gráficos. O primeiro livro: “A janelinha de Guto” aborda o período da perda de dentes decíduos. O segundo livro: “O reino encantado das chupetas” conta o dilema de uma criança aos três anos de idade que precisa remover o hábito de sucção não nutritiva. Resultados: Com uma escrita simples e, de maneira lúdica e divertida, a Dra. Tulipa, cirurgiã-dentista protagonista das histórias, e sua turma, dá dicas e informações sobre os temas centrais ‘perda de dentes decíduos’ e ‘chupeta’ para as crianças. Há também notas de rodapé nas páginas com informações relacionadas ao tema aos responsáveis. Esses temas são de relevância, pois impacta diretamente na autoestima da criança, muitas vezes sentindo-se desconfortável e envergonhada com a fase de perda dos dentes, ou pela dificuldade da remoção do hábito da chupeta. Conclusão: As informações educativas, bem como os personagens que participam de estratégias de inclusão social, são ferramentas de extrema importância na transmissão de conhecimentos. Os livros infantis são recursos educativos em saúde bucal que podem auxiliar crianças e responsáveis na resolução de problemas cotidianos relacionados à saúde bucal.Descritores: Criança; Saúde Bucal; Livros.
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Publicado
2019-01-06
Cómo citar
Gevert MV, Silva Junior MF, de L. C. L. M. (2019). Desenvolvimento de livros infantis como recursos didáticos educacionais em saúde bucal. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3873
Número
Sección
Apresentação Oral