Competências socioemocionais: o estado da área nas publicações ibero-latinas

Autores/as

  • Cíntia Canato Martins
  • Solange Múglia Wechsler

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v9i4.5067

Resumen

As competências socioemocionais têm-se demostrado um fator importante para a promoção de relações positivas e redução de riscos psicológicos. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as publicações online acerca desta temática por meio de uma revisão sistemática da literatura ibero-latina. Os descritores utilizados foram sócio-emotional competences ou sócio-emotional skillsna base de dados SciELO. Foram encontrados 65 trabalhos. Aplicado o critério de exclusão, 46 trabalhos foram analisados. Os resultados exibiram uma pulverização de publicações ao longo dos anos, constituídas predominante no ano de 2016 (15,2%), em idioma espanhol (63%). As publicações foram analisadas de acordo com as metodologias empregadas, e o método quantitativo foi o mais utilizado (47,8%). O Brasil (28,5%) como o país com maior incidência, e a faixa de desenvolvimento adulta (57,9%). Por fim, 48 instrumentos foram citados, em sua maioria, não se relacionando com o constructo competências socioemocionais.  Apresentaram lacunas referentes às publicações sobre competência socioemocional. Inferem-se mais pesquisas a cerca da temática devido à importância do tema para uma vida mais saudável.

Descritores: Habilidades Sociais; Aptidão; Emoções; Avaliação; Psicologia.

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Publicado

2020-10-06

Cómo citar

Martins, C. C., & Wechsler, S. M. (2020). Competências socioemocionais: o estado da área nas publicações ibero-latinas. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 9(4). https://doi.org/10.21270/archi.v9i4.5067

Número

Sección

Artigos & Ensaios