Tratamento periodontal associado a ortodontia. Relato de caso com acompanhamento de 18 anos

Autores

  • Pedroso JF, Lima DR, Lima FR, Pazinato R

Resumo

A Doença periodontal se caracteriza pela perda de inserção dos dentes, o que pode resultar em migrações patológicas, tais como vestibularização, diastema e extrusão. Nesses pacientes, com a finalidade de restaurar e manter a saúde e integridade do aparelho de inserção dos dentes, freqüentemente é necessária a associação do tratamento ortodôntico. Paciente do gênero masculino, 45 anos de idade, não fumante, compareceu ao consultório com queixa de presença de sangramento gengival e mudanças de posição dos dentes anteriores. Aos exames clínico e radiográfico constatou-se que o paciente era portador de periodontite crônica generalizada, com severa migração patológica dos dentes anteriores e que o elemento dentário 11 apresentava acentuada perda de inserção, com prognóstico duvidoso. O paciente foi submetido a tratamento periodontal não cirúrgico e, após sua conclusão, iniciou-se o tratamento ortodôntico. Durante a fase de finalização deste, constatou-se que, nos dentes que receberam movimento de intrusão, houve ganho de inserção, principalmente no elemento 11, com resultado mais expressivo, tornando seu prognóstico favorável. Após a conclusão do tratamento, o paciente passou a receber tratamento periodontal de suporte, com acompanhamento durante 18 anos, mantendo-se nesse período estável, sem sinais clínicos de inflamação e com equilíbrio oclusal. Pacientes com doença peridontal, após tratamento bem sucedido, podem receber tratamento ortodôntico, o que auxilia na obtenção de estética e estabilidade oclusal.

Descritores: Doenças Periodontais; Ortodontia.

Referências

  1. Cardaropoli D, Re S, Corrente G, Abundo R. Reconstruction of the maxillary midline papilla following a combined orthodontic-periodontic treatment in adult periodontal patients. J Clin Periodontol. 2004; 31(2):79-84.
  2. Cao T, Xu L, Shi J, Zhou Y. Combined orthodontic-periodontal treatment in periodontal patients with anteriorly displaced incisors. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2015; 148(5):805-13.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Lima FR, Pazinato R, P. J. L. D. (2018). Tratamento periodontal associado a ortodontia. Relato de caso com acompanhamento de 18 anos. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3381