Graduação em Odontologia e a Aplicação do PBL (Problem-Based Learning): suas Prinicpais Implicações
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v12i6.6163Palavras-chave:
Métodos de Ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas, Faculdades de OdontologiaResumo
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) preconizam realinhamento dos métodos de ensino utilizados nos currículos de graduação em odontologia. O PBL (Problem Based Learning) é exemplo de abordagem ativa amplamente utilizada em cursos da área da saúde. Caracteriza-se pelo foco no aluno, exige atitude proativa e crítica, possibilita o desenvolvimento de habilidades de integração entre teoria e prática. Os alunos vivenciam situações problemáticas, refletem sobre suas possíveis causas, buscam informações sintéticas na literatura científica, formulam hipóteses e dicutem possiveis diagnósticos e formas de intervenção. O objetivo desta revisão da literatura é fornecer informações sobre utilização de métodos PBL na graduação de Odontologia. Após uma busca sistemática de artigos científicos na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, foram selecioados e analisados criteriosamente 10 artigos publicados nos últimos 10 anos relatando a aplicação desse método na formação de cirurgiões-dentistas. Dos resultados obtidos mostrou que a aplicação do método PBL, no currículo odontológico, estimula os alunos de serem capazes de encontrar soluções para os mais diversos e complexos casos clínicos de forma autônoma e eficiente. Conforme os resultados, é evidenciado que o uso do PBL possibilitou a formação de um perfil profissional diferenciado e que atendem as mais recentes diretrizes curriculares do curso de Odontologia.
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