Graduação em Odontologia e a Aplicação do PBL (Problem-Based Learning): suas Prinicpais Implicações

Autores

  • Fernando José Santana Carregosa Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PRODONTO) Universidade Federal de Sergipe (UFS) 49060-100 Aracaju – SE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9161-0984
  • Janaína Araújo Dantas Docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PRODONTO) Universidade Federal de Sergipe (UFS) 49060-100 Aracaju – SE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4814-4508
  • Danielle Pereira Gaujac Instituto Gaujac de Reabilitação Bucal e Maxilofacial – 49026-010 Aracaju – SE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3366-2476
  • Cristiano Gaujac Docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PRODONTO) Universidade Federal de Sergipe (UFS) 49060-100 Aracaju – SE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4808-9468

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v12i6.6163

Palavras-chave:

Métodos de Ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas, Faculdades de Odontologia

Resumo

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) preconizam realinhamento dos métodos de ensino utilizados nos currículos de graduação em odontologia. O PBL (Problem Based Learning) é exemplo de abordagem ativa amplamente utilizada em cursos da área da saúde. Caracteriza-se pelo foco no aluno, exige atitude proativa e crítica, possibilita o desenvolvimento de habilidades de integração entre teoria e prática. Os alunos vivenciam situações problemáticas, refletem sobre suas possíveis causas, buscam informações sintéticas na literatura científica, formulam hipóteses e dicutem possiveis diagnósticos e formas de intervenção. O objetivo desta revisão da literatura é fornecer informações sobre utilização de métodos PBL na graduação de Odontologia. Após uma busca sistemática de artigos científicos na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, foram selecioados e analisados criteriosamente 10 artigos publicados nos últimos 10 anos relatando a aplicação desse método na formação de cirurgiões-dentistas. Dos resultados obtidos mostrou que a aplicação do método PBL, no currículo odontológico, estimula os alunos de serem capazes de encontrar soluções para os mais diversos e complexos casos clínicos de forma autônoma e eficiente. Conforme os resultados, é evidenciado que o uso do PBL possibilitou a formação de um perfil profissional diferenciado e que atendem as mais recentes diretrizes curriculares do curso de Odontologia.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Carregosa, F. J. S., Dantas, J. A., Gaujac, D. P., & Gaujac, C. (2023). Graduação em Odontologia e a Aplicação do PBL (Problem-Based Learning): suas Prinicpais Implicações. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 12(6), 1196–1202. https://doi.org/10.21270/archi.v12i6.6163

Edição

Seção

Original Articles